18 C
Brusque
segunda-feira, setembro 14, 2026
InícioNotíciasGeralTemperô na Praça reúne público com sabores do Cerrado e da Amazônia

Temperô na Praça reúne público com sabores do Cerrado e da Amazônia

Data:

Publicidade

Barni Garden Center

Terceira edição do ano contou com a participação de 19 estabelecimentos da cidade

Com o tema gastronomia do Cerrado e da Amazônia, a terceira edição deste ano do Temperô na Praça reuniu grande público na praça Sesquicentenário. O evento, promovido pelo Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) em parceria com o Sebrae/SC, contou com a participação de 19 estabelecimentos: 12 responsáveis pela criação de menus inéditos e outros sete voltados à oferta de bebidas, fazendo a harmonização com os pratos.

O coordenador do Núcleo de Gastronomia, Marlon Petzinger, destaca que, mais uma vez, o evento foi sucesso de público. De acordo com ele, a proposta do Sebrae de trazer para o evento sabores e ingredientes de várias regiões do país enriqueceu ainda mais o festival.

“Recebemos muitos feedbacks positivos. Como cozinheiro, gosto muito desses desafios de usar ingredientes diferentes, a maioria se desafiou bastante porque é algo que foge do nosso cotidiano e, de alguma forma, conseguimos acolher as pessoas que são de fora e que sentem saudade desses ingredientes. Os pratos exclusivos foram bem aceitos, as pessoas ficaram muito curiosas, querendo experimentar, então isso é muito bom, porque ajudamos a quebrar barreiras”.

Um dos pratos que fez sucesso com o público foi o Smashburger Goiano, do Hi Dogz. O lanche, um smash burger de carne bovina com maionese caseira com toque de pequi, cebola selada, linguiça calabresa, Catupiry empanado e suflê de milho, foi bastante procurado pelos participantes. “A ideia foi fazer uma releitura do empanado goiano, com o smash burger, e ficou bem legal, uma receita bem equilibrada e que teve bastante procura dos clientes”, destaca o proprietário do Hi Dogz, Arthur Santos da Silva.

A hamburgueria participa desde a primeira edição do Temperô na Praça e destaca a visibilidade que o evento traz para o negócio. “Já é um evento consolidado e muito importante para todos os estabelecimentos que participam, pois torna nossa marca e nosso produto cada vez mais conhecido”.

Fernando José de Oliveira, diretor da cervejaria Zehn Bier também comemorou o sucesso de mais um evento. A cervejaria participa desde o primeiro Temperô na Praça e, a cada edição, traz novidades para o público. Desta vez, a cervejaria desenvolveu a Amazon Jambu Sour, que traz o sabor do jambu, uma fruta amazônica, em destaque. “Fomos a primeira cervejaria a participar do Temperô, estamos em todas as edições e esse é uma formato que deu certo. Para nós, é uma satisfação fazer parte deste evento, que movimenta a nossa economia e também dá a oportunidade de as pessoas conhecerem os nossos produtos. A cerveja especial desta edição foi bem aceita, percebemos que o público gosta de uma novidade, de experimentar o diferente e nós também gostamos de criar novas receitas”.

Esta edição também marcou um ano da parceria entre o Núcleo de Gastronomia e o Sebrae/SC. O gerente regional do Sebrae, Aloisio Salomão, ressaltou que o objetivo foi desafiar os estabelecimentos a trazerem a brasilidade para o evento. “Fizemos essa provocação para trazerem novos pratos com essa inspiração e somos gratos aos empresários por terem aceitado. As três edições deste ano foram sucesso de público, cada uma com uma característica diferente”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky, destacou que o Temperô na Praça fortalece o diálogo entre a gastronomia, a cultura e o entretenimento. “Isso é super importante e tem tudo a ver com o turismo. Nosso estado é um mosaico de gastronomia, o Brasil, nem se fala, e para nós, da prefeitura, é fundamental apoiar um evento como esse, que movimenta a nossa economia e contribui para o crescimento dos estabelecimentos”.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, também ressaltou a importância da parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Brusque. “Nossa gratidão à prefeitura, ao Sebrae, que coloca esse desafio de novos temperos, novas comidas, e faz com que os nossos empreendedores se reinventem e possam construir juntos a gastronomia da nossa região. É um orgulho muito grande para a ACIBr ser reconhecida por mais um evento de sucesso do Núcleo”.

Publicidade
WhatsApp chat