Fiscalização será realizada em consultórios para verificar e apreender unidades dos produtos
Nesta quinta-feira (1º de outubro), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Brusque recebeu, por meio das autoridades sanitárias, informações sobre a identificação de unidades falsificadas dos medicamentos Dysport® 500 U, utilizado em diferentes tratamentos que envolvem contrações musculares, e Phesgo® 600 mg + 600 mg, utilizado no tratamento do câncer de mama HER2-positivo.
O Procon alerta que somente esses lotes fazem parte das unidades dos medicamentos falsificados:
- Dysport® 500 U: lotes P08191 (validade 04/2029), P08192 (validade 05/2029) e P22368 (validade 02/2029)
- Phesgo® 600 mg + 600 mg: lote B5011B05 (validade 01/2027)
A Anvisa determinou a imediata inutilização das unidades pertencentes aos lotes falsificados e orientou estabelecimentos de saúde, hospitais, clínicas e profissionais a suspenderem o uso dos produtos, realizarem a segregação física e providenciarem o recolhimento junto aos fornecedores.
Nos próximos dias, o Procon realizará fiscalizações em consultórios para verificar a presença dos medicamentos e realizar a apreensão das unidades falsificadas, que devem ser retiradas de circulação.


