23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralSAMAE identifica grave problema no sistema de captação da ETA Central

SAMAE identifica grave problema no sistema de captação da ETA Central

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Brusque informa que o seu sistema digital de telemetria identificou, durante a madrugada desta terça-feira (15), uma pane generalizada em seu sistema de captação. Em decorrência de vários fatores – entre eles a forte chuva que caiu na região nesta segunda -, os equipamentos responsáveis por trazerem água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central foram severamente assoreados e danificados.

A partir do momento em que tomou ciência do problema, a administração da autarquia municipal, por meio de seu diretor presidente recém empossado, Dejair Machado, vem tomando todas as atitudes necessárias para sanar o problema. Uma das principais ações emergenciais é providenciar a troca imediata das bombas que compõem o sistema de captação do SAMAE Brusque no Rio Itajaí Mirim, além do completo desassoreamento da estrutura.

Mesmo assim, conforme Machado, é imperativo que a população brusquense economize ao máximo o recurso hídrico, já que estão previstos desabastecimentos na maior parte do município, até que o sistema se estabilize novamente. “É um problema gravíssimo. O entupimento dessas bombas vai acarretar em três dias de problemas com o abastecimento. É preciso economizar o máximo possível. Nossa equipe trabalhou a noite toda. Essa pane poderia ter acontecido a qualquer tempo, qualquer hora”, salienta.

Em função das últimas chuvas, os sistemas isolados que estavam praticamente secos tiveram um acréscimo em seus volumes, fazendo com que a situação frequente de desabastecimento tenha uma melhora nos próximos dias. O grave problema atual refere-se às áreas atendidas pela ETA Central. Serão afetadas localidades como Centro I, Centro II, São Pedro, São Luiz, Santa Terezinha, Santa Rita, Primeiro de Maio, Azambuja, Maluche, Guarani, Rio Branco, entre outras regiões próximas.

Publicidade
WhatsApp chat