26.1 C
Brusque
terça-feira, março 19, 2024
InícioProgramasPrograma da HoraDa Hora: Cabo de Souza fala de missão com a cadela Zaara...

Da Hora: Cabo de Souza fala de missão com a cadela Zaara em Brumadinho (MG)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na última segunda-feira, 25, completou um mês do rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho (MG), controlada pela Vale S.A, na região do Córrego do Feijão – a 65 km da capital mineira, Belo Horizonte.

Primeiro trecho do Programa da Hora

O desastre é um dos maiores registrados no Brasil, desde a barragem de Mariana – que também matou centenas de pessoas. Passado um mês da tragédia causada pelo rompimento da Barragem 1 da Vale em Brumadinho, os trabalhos de buscas tentam localizar 134 desaparecidos. O número de mortos chega a 179.

Cabo de Souza fala de experiência vivia com o trabalho de buscas em Brumadinho (MG)

O bombeiro militar brusquense, da 3ª Companhia de Brusque e região, Cabo de Souza e a cadela Zaara, estiveram no campo de resgate com a 3ª equipe que foi enviada pelo Corpo Bombeiros de Santa Catarina em missão de buscas.

Zaara é o primeiro cão de busca da 3ª companhia.

Cabo de Saouza e Zaara
Cabo de Saouza e Zaara no curso de habilitação para cão de busca e resgate (Foto/Divulgação: Corpo de Bombeiros SC)

O Cabo de Souza falou da sua experiência no programa Dá Hora na Diplomata FM na manhã desta quarta-feira, 27.

Segundo trecho do Programa da Hora

“Brumadinho foi chocante, devastador pela força desprendida pela lama nos corpos e estruturas físicas, pela distância e o espaço percorrido pelos rejeitos. É desolador, pela televisão se vê uma ideia, mas, presencialmente é ainda mais complexo”, frisou.

Depois da certificação, Zaara foi o único cão de busca e resgate de Santa Catarina presente na missão – sem ter outro cão para revezamento. A ligação é tão forte a designação para a dupla é binômio – Dois elementos, ideias, conceitos, cuja junção representa possibilidade harmoniosa em verdade ainda que subjetiva.

Cabo de Souza
Cabo de Souza no Programa da Hora na Diplomata FM

“Antes de fazer o lançamento do cão, nós fazíamos no quadrante (com corpos soterrados) abertura no terreno com lanças de cobre no terreno para subir o odor subir para a superfície e facilitar para o resgate – então a Zaara ela liberada e varria toda a área para deixar sem nenhuma possibilidade de existir pessoas soterradas”.

Cabo de Souza e Zaara
Cabo de Souza e o cão de busca Zaara foram recepcionados pelos familiares e bombeiros da 3ª Companhia Militar de Brusque , após missão em Brumadinho (MG)

Sobre a relação com a Zaara, o cabo de Souza não esconde sua paixão, como condutor do cão de resgate – da raça labrador. Desde os primeiros meses de vida e hoje com três anos, o relacionamento e os propósitos de missão e treinamento não param.

Saiba como foi emocionante a habilitação da cadela Zaara.

“O cão precisa estar apito desde não ter medo de estar em nenhum ambiente, sociabilidade com qualquer pessoa (desde criança ao idoso) e a amar a brincadeira e o amor que o condutor dá a ele – que são as recompensas”, frisou

Cabo de Souza e Zaara
Cabo de Souza e Zaara (Foto/Divulgação: Corpo de Bombeiros SC)

“Nossos cães são treinados primeiramente para encontrar pessoas vivas e depois evoluímos para o resgate e recuperação de corpos para o aconchego das famílias”, explicou.

Publicidade
WhatsApp chat