21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasSem categoriaCâmara de Guabiruba esteve reunida na terça-feira

Câmara de Guabiruba esteve reunida na terça-feira

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 23 de abril, a Câmara Municipal esteve reunida para mais uma sessão ordinária, com os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

No encontro foram analisados e discutidos projetos, decreto e uma resolução. O projeto que gerou mais debates foi 12/2019, do executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito suplementar no orçamento.

No espaço da palavra livre quatro parlamentares usaram a palavra para tratar de temas como trânsito, limpeza de ciclofaixa, reforço de indicações e apresentação de solicitações da comunidade. 

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) que é líder da bancada de oposição voltou a tratar de assuntos relacionados com o excesso de velocidade e riscos de acidentes nas ruas José Júlio Schumacker, Alois Erthal e Vicente Scharf.

O parlamentar informou que teve sua presença solicitada na casa de um morador do referido trecho que relatou que os veículos quando passam o canteiro na conversão com a Rua Luiz Imhof, eles abusam da velocidade. Sendo assim, foram solicitadas medidas junto ao órgão competente para possivelmente a instalação de uma travessia elevada.

Jaime Nuss também comentou sobre a polêmica que envolveu a votação do Projeto de Lei n.º 12/2019, do Executivo Municipal que dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município. Esse projeto foi aprovado com quatro votos a favor, um contra e três abstenções.

A polêmica segundo o parlamentar é que ele e a bancada de oposição são a favor de parte do projeto, o que remaneja recursos para reurbanização e pavimentação, mas contrário aos valores que serão destinados para construção do Transbordo do Lixo na Rua Independência.

Sobre o Projeto de Lei n.12/2019 que trata de suplementação orçamentaria o vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) classificou como um projeto muito simples e comum para qualquer administração, dizendo não entender a polêmica da bancada oposicionista.

O vereador Cristiano Kormann também aproveitou o espaço para convidar as comunidades dos bairros Aymoré, Guabiruba Sul e Lageado Baixo, para uma série de audiências publicas que acontecerão nos dias 29,30 de abril e 02 de maio para tratar das reurbanizações e pavimentações de vias dos referidos bairros.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) solicitou a limpeza da ciclofaixa da Rua São Pedro, pedido já realizado por ele em sessões anteriores.

Sobre o trânsito apontou a necessidade de dados estáticos, como números de acidentes, locais e causas, dados esses que segundo ele são gerados pelos sistemas informatizados do serviço de segurança como Polícia Militar e Bombeiros. “O objetivo e construir um raciocínio sobre as dificuldades e possíveis melhorias no trânsito da cidade” completou Santos.

O parlamentar também comentou sobre a redução de aproximadamente R$ 5,2 bilhões no orçamento da união para investimentos na área da educação. Ele lamentou essa decisão do atual governo.

O vereador Haliton Kormann (MDB) informou que também foi cobrado sobre a necessidade da limpeza da ciclofaixa da Rua São Pedro.

Comentou suas indicações solicitando por meio da Secretaria de Obras, para que providencie o conserto do buraco que se encontra na Rua José de Oliveira, bairro Holstein.

Igualmente, solicitou para que providencie a instalação de uma travessia elevada ou faixa de pedestre, em frete a escola de inglês (What About), na Rua Brusque, bairro Centro.

O vereador também parabenizou a patinadora guabirubense Luiza Schaefer Beuting, convocada para a Seleção Brasileira nas modalidades individuais de Livre, Solo Dance e reserva em Figuras Obrigatórias.

A presidente da Mesa Diretora vereadora Rosita Kohler aproveitou para convidar a comunidade para participar de mais uma Sessão Itinerante que acontecerá no bairro Lageado Baixo, na próxima terça-feira dia 30.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado em segunda discussão e votação do Decreto Legislativo nº 02/2019, que “APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, REFERENTEMENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2017”.

– Também em segunda votação foi aprovado  o Projeto de Lei Ordinária nº 9/2019, que “DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS”.

– Em regime de urgência especial foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2019, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Com o voto contrario do vereador Godo Westarb e abstenções dos vereadores Jaime Nuss, Haliton Kormann e Vilmar Gums.

– Aprovado resolução nº 01/2019 da Mesa Diretora, que “AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL A REEMBOLSAR DESPESAS QUE ESPECÍFICA”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 07 de maio de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Sendo que no próximo dia 30 de abril acontecerá mais uma sessão itinerante, dessa vez no bairro Lageado Baixo, às 19 horas, em um espaço ao lado da Igreja Adventista. 

Publicidade
WhatsApp chat