16.8 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasSem categoriaCâmara de Guabiruba realiza primeira sessão ordinária no mês de maio

Câmara de Guabiruba realiza primeira sessão ordinária no mês de maio

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 7, os vereadores guabirubenses estiveram reunidos para a primeira sessão ordinário do mês de maio. O comando dos trabalhos foi da vereadora Rosita Kohler (Progressistas) presidente da Mesa Diretora da casa legislativa.
Na oportunidade foram discutidos e aprovados decretos, resoluções e requerimentos, além de um projeto de lei, que foi baixado para as comissões.

No espaço da palavra livre que foi marcado por mensagens sobre o Dia das Mães que será comemorado no próximo final de semana, sete parlamentares usaram a tribuna.

A vereadora Rosita Kohler destacou indicações conjuntas dos vereadores resultantes dos pedidos realizados por moradores do bairro Lageado Baixo, na última sessão itinerante. Entre os pedidos a inclusão de vias no programa de pavimentação em parcerias, reforma e cobertura da quadra esportiva da Escola Oswaldo Ludovico Fuckner, além da solicitação da instalação de pontos de ônibus.

Já sobre a sessão solene que acontecerá no dia 05 de junho, alusiva ao aniversário de Guabiruba a presidente falou sobre a aprovação dos decretos que indicaram os nomes dos homenageados.

Vilmar Gums (PSDB) apresentou imagens no sistema audiovisual sobre problemas nas galerias no Ribeirão Pomerânia, pedindo soluções junto ao setor competente da prefeitura.

Da mesma forma também apresentou imagens de roupas “amareladas” após a utilização da água da rede fornecida pela Guabiruba Saneamento. O vereador afirmou que recebe muitas críticas e reclamações com relação à qualidade e coloração da água.

Solicitou também a passagem do caminhão pipa na Rua Maria Ebel, conforme solicitações de moradores.

O vereador Waldemiro Dalbosco comentou os proveitos de encontro de lideranças regionais no município de Ibirama, momento que foi apresentando um estudo de 2017, do Tribunal de Contas de Santa Catarina que tratava da viabilidade de 105 municípios catarinenses com aproximadamente de 5 mil habitantes. O parlamentar falou sobre as dificuldades e vantagens desses municípios.

Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou sobre as indicações conjuntas feitas pelos vereadores com relação aos pedidos dos moradores do bairro Lageado Baixo, afirmando que todos são de fácil execução. Com exceção da contratação de um médico pediatra, já que os municípios da região estão tendo dificuldades em encontrar profissionais.

Também disse que ficou impressionado com a participação das comunidades nas audiências públicas que trataram sobre a reurbanização e pavimentação de vias nos bairro Aymoré, Guabiruba Sul e Lageado Baixo. “Essa e a Guabiruba que Queremos” destacou o vereador comentando os projetos apresentados.

O edil também repercutiu solicitações da comunidade sobre a necessidade da instalação de redutor de velocidade no final do bairro Pomerânia. Segundo o parlamentar se não for possível à instalação de um redutor, que seja realizado um estudo para implantação de algum mecanismo que possa melhorar a segurança dos moradores.

Santos, também informou sobre ações no Maio Amarelo, sendo que uma educadora que também é atriz Jenifer Schlindwein, irá percorrer os educandários da cidade para levar informações de conscientização sobre o uso correto das faixas de pedestres, travessias e ciclofaixas e demais itens de segurança do trânsito. 
O vereador Haliton Kormann (MDB) informou que foi cobrado por munícipes sobre a desorganização das áreas de estacionamentos no centro do município nas proximidades dos Correios e Banco do Brasil.

O parlamentar também solicitou uma reunião com vereadores e lideranças de Brusque para tratar de um novo acesso entre Brusque e Guabiruba. O parlamentar citou entrevista na Rádio Diplomata, onde o diretor do SETRAN apresentou a informação que a Rua General Osório é a via mais movimentada de Brusque, que cerca de 170 contêineres circulam por mês em direção ao Rio Branco e Guabiruba.

Harri Westarb Neto (DEM) comentou que indicações apresentadas na sessão, já foram apresentadas por ele em outros momentos, são elas a instalação de redutor de velocidade no final do bairro Pomerânia e também a instalação de pontos de ônibus no bairro Lageado Baixo.

O parlamentar também aproveitou o espaço da palavra livre para justificar os motivos de na sessão anterior ter votado contra o Projeto de Lei n.º012/2019, “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Jaime Luiz Nuss (MDB) líder da bancada de oposição comentou as audiências públicas nos bairros Aymoré, Guabiruba e Lageado Baixo, que trataram sobre a reurbanização e pavimentação. Começando pela Guabiruba Sul ele apresentou preocupação de moradores com o “afunilamento” do trânsito na ponte próximo a entrada da Rua Alberto Reichert.

No Lageado Baixo o vereador comentou que a presença em bom número da comunidade foi em decorrência da audiência pública das ruas e não pela sessão itinerante. Ele também disse que ficou decepcionado com a largura das ruas com seis metros, afirmando que faltou ousadia para o setor de planejamento.

ORDEM DO DIA

– Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2019 do Executivo, que “CRIA A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, REVOGA A LEI MUNICIPAL 861, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
– Aprovado o Decreto Legislativo nº 03/2019, que “CONCEDE LICENÇA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS”.

– Aprovado o Decreto Legislativo nº 04/2019, que “CONCEDE O TÍTULO DE “INSTITUIÇÃO DE MÉRITO” AO GRUPO “ALLE TANZEN ZUSAMMEN”, NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO N° 002/2016″.

– Aprovado o Decreto Legislativo nº 05/2019, que “CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃ BENEMÉRITA À SENHORA CLÁUDIA RIEG BARON, NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO Nº 002/2016”.

– Aprovado o Decreto Legislativo nº 06/2019, que “CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO AO SENHOR ORLANDO FISCHER, NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO Nº 002/2016”.

– Aprovado o Requerimento nº 04/2019.

– Aprovado o Requerimento nº 05/2019.

– Aprovada a Resolução nº 02/2019, de autoria da Mesa Diretora, que “DISPÕE SOBRE O PRAZO DE INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS DO CONCURSO TALENTO GUABIRUBENSE, CRIADO PELA RESOLUÇÃO Nº 1/2018”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 14 de maio de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Publicidade
WhatsApp chat