22.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralComitiva guabirubense que está na Alemanha assiste a conferência sobre mudanças climáticas

Comitiva guabirubense que está na Alemanha assiste a conferência sobre mudanças climáticas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A comitiva guabirubense que está na Alemanha participou nesta terça-feira (14) da abertura de uma conferência sobre as condições climáticas mundiais promovida pela agência Engagement Global.

Neste primeiro dia da conferência, foram feitas as apresentações das delegações participantes e dos objetivos do projeto. No total, 11 países de diferentes regiões estão presentes: oito da África, dois da América do Sul (Brasil e Argentina) e a Guatemala representando a América Central. Cada cidade tem uma parceira na Alemanha com a qual serão desenvolvidos projetos em comum dentro das Parcerias Mundiais para o Clima.

Guabiruba
Comitiva guabirubense que está na Alemanha assiste a conferência sobre mudanças climáticas. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Guabiruba)

A iniciativa é do governo alemão que, através da agência, custeia todas as despesas de todos os visitantes e pretende estabelecer vínculos técnicos e profissionais para ações de mitigação dos efeitos do aquecimento global. Esse processo teve início em 2011 e está na sétima fase de implantação. Inicialmente, seriam 50 os municípios parceiros. Hoje, o número já chegou a 70 e Guabiruba está inserida no grupo.

O prefeito Matias Kohler avalia a experiência como muito proveitosa. “O objetivo é a discussão sobre a necessidade de medidas universais. Para nós, como cidade próxima de Brusque, Blumenau e Pomerode e que também já estão inseridas, são discussões importantes porque assim conseguimos desenvolver políticas de âmbito regional, não apenas local”, afirma.

O estreitamento com as cidades alemãs é outro ponto positivo, na sua observação. “Principalmente Karlsdorf-Neuthard de quem somos parceiros desde 2010 e cada vez mais fortemente ligados. O que antes se tratava apenas de uma aproximação cultural e social, agora parte para a frutificação de projetos de interesse mútuo”, ressalta.

Projetos

A conferência acontece até quinta-feira (16), na cidade de Münster. Sexta, sábado e domingo, o grupo de Guabiruba segue para Karlsdorf onde serão discutidos os últimos detalhes das propostas que serão trabalhadas pelas duas cidades dentro do projeto.

Acompanham o prefeito Matias Kohler, a secretária de Meio Ambiente de Guabiruba Bruna Ebele e a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura Débora Barroero.

Publicidade
WhatsApp chat