O OSB – Observatório Social de Brusque já tem definido a nova diretoria para o biênio 2020/2021. Claudemir Marcola, que iniciou como voluntário, passou a ser consultor, teve o nome indicado pela CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas para o cargo de presidente do órgão.
Evandro Gevaerd continua na função de Diretor-executivo. Ambos estiveram no Jornal da Diplomata na manhã desta segunda-feira, 10, para comentar sobre a continuidade nos trabalhos.
“O cargo de presidente é estratégico, mais consultivo – quando precisa tomar uma decisão para o Observatório”, frisou Marcola.
Atualmente o Observatório conta com três consultores e quatro estagiários, além de voluntários.
“Nós já temos um bom relacionamento com todas as entidades, fomos agraciados por ser fundado por entidades fantásticas”, destacou Claudemir.
No campo de atuação, o OSB continua com seu foco nos assuntos pertinentes a gestão pública.
Evandro Gevaerd explicou uma das últimas ações está focada na melhoria de editais e licitações públicas, para o bom uso do dinheiro público. O órgão acompanha diariamente a abertura de licitações, contratos vigentes do poder executivo e trabalha com uma série de medidas para auxiliar a gestão pública. No campo da fiscalização, o um servidor do OSB trabalha e fotografa in loco as obras públicas de grande porte e que são realizadas por contratação de serviços terceirizados.
“O problema não é a lei e sim os meios de tornar os contratos mais robustos e evitar que empresas aventureiras se apresentem. O Observatório replica boas práticas que acontecem no Brasil inteiro”, comentou Evandro.
Acompanhe a entrevista
Nova Diretoria
Presidente – Claudemir Marcolla
Vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros – Pedro Afonso Hoffmann
Vice-presidente para assuntos Institucionais e de Alianças – Edemar Fischer
Vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia – Marcelo Gevaerd
Vice-presidente para Assuntos Controle Social – Mauro Schoening
Conselho Fiscal – Titular: Cândido Horácio Godoy – Suplente: Altamir Antônio Schaadt
Saiba mais
O que é
O Observatório Social de Brusque e Região é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, destinada a promover a cidadania e a participação coletiva. É constituído por voluntários e funcionários/estagiários que fiscalizam o destino do dinheiro público, por meio do acompanhamento de licitações, além de realizar ações de cidadania fiscal.
O que faz
Pesquisa, analisa e divulgar informações sobre o comportamento dos órgãos públicos municipais, com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de funcionários e gestores, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados, através do monitoramento das licitações;
Educa e faz esclarecimentos, no sentido de reverter o quadro de desconhecimento, por parte de indivíduos, empresas e entidades, através de mecanismos capazes de possibilitar o exercício da cidadania fiscal, do controle e da qualidade na aplicação dos recursos públicos no âmbito municipal.
Entidades representantes do OSB
Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL)
Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE)
Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB)
Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS)
Sindicato das Indústrias Metal Mecânica e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr)
Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM)
Sindicato das Indústrias do Vestuário do Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST)
Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC)
Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT)
OAB – Subseção de Brusque.
ACIBR – Associação Comercial, Industrial e Comercial de Brusque