19.5 C
Brusque
quarta-feira, abril 17, 2024
InícioNotíciasSegurança PúblicaPF faz operação que descapitaliza exportações e bens de luxo de traficantes...

PF faz operação que descapitaliza exportações e bens de luxo de traficantes em SC

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Itajaí – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (02/07) a operação Jóias do Oceano, visando à descapitalização de um grupo de traficantes que vinha atuando em ações de exportação de drogas para a Europa e outros países por meio dos Portos marítimos de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina. Cerca de 35 integrantes da organização criminosa já haviam sido presos no final de 2017, inclusive os chefes do grupo, quando foram identificadas remessas de mais de 8 toneladas de cocaína para países como Bélgica, Holanda, Itália, Espanha, Turquia e México.

Em continuidade às apurações, identificou-se que os principais investigados possuíam patrimônios milionários em seus nomes e nos de terceiros (parentes, empresas e outros ‘laranjas’), passando então as ações policiais a concentrar-se na licitude da aquisição dos bens e nos mecanismos usados para a lavagem do dinheiro do tráfico.

Como fruto dessas novas investigações, por determinação do Juízo da 1ª Vara Federal Criminal de Itajaí estão sendo sequestrados, apreendidos e bloqueados na data de hoje 25 imóveis, 23 automóveis e caminhões e 05 embarcações, além de maquinário pesado utilizado na logística retroportuária cujos indícios revelam ter sido adquirido com o dinheiro ilegal do tráfico de drogas. Vários imóveis são de alto luxo, incluindo-se aí apartamentos nos condomínios mais renomados de Balneário Camboriú, Joinville e São Francisco do Sul, casa de campo e salas comerciais.

 Total de imóveis de luxo, veículos e máquinas sequestradas ultrapassa R$ 70 milhões de reais.
Total de imóveis de luxo, veículos e máquinas sequestradas ultrapassa R$ 70 milhões de reais (Foto: PF/SC)

Os automóveis seguem o mesmo padrão, englobando porsche, ferrari, lamborghini e outros. Além disso, 140 policiais estão cumpriram 32 mandados de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú, Barra Velha, São Francisco do Sul, Joinville e Araquari para que possa haver maior aprofundamento das investigações.

Polícia Federal
140 policiais cumpriram mandados nas cidades de Balneário Camboriú, Barra Velha, São Francisco do Sul, Joinville (Foto: PF/SC)

Foi determinada, ainda, a prisão preventiva de um dos principais líderes do grupo, que estava em liberdade condicional desde 12/2017. As ações têm por objetivo principal a descapitalização efetiva do grupo criminoso, para que os bens e valores obtidos com as práticas criminosas retornem ao Estado e à sociedade.

Por suas condutas, os investigados responderão ainda pelo crime previsto na Lei 9.613/98 (lei de lavagem de dinheiro), que prevê pena de 3 a 10 anos de prisão, com aumento de um a dois terços por se tratar de reiteração criminosa. Será concedida coletiva oficial às 10h30min na sede da Delegacia da Polícia Federal em Itajaí.

Publicidade
WhatsApp chat