22.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralLar Menino Deus conquista Certificação de Padrão em Gestão de Transparência e...

Lar Menino Deus conquista Certificação de Padrão em Gestão de Transparência e anuncia projetos de melhorias e expansão

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Lar Menino Deus apresentou à imprensa na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, uma série de novidades da entidade. São projetos para expansão e revitalização na sede da unidade, lançamento da campanha em parceria com o Samae, lançamento Rifa da ‘Nuit do Noel’ e anúncio da renovação do Termo de Colaboração com a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada na sede do Lar, com a presença de profissionais dos veículos de comunicação, representantes da entidade filantrópica e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da entidade. (Foto: Diplomata FM)

Certificação estadual e nacional

De acordo com Evaldo Freygang Junior, responsável pela assessoria, consultoria e capacitação das equipes do  Lar Menino Deus, receber a certificação do Selo Doar é motivo de muita alegria para todos que atuam na entidade. “Esse Selo é um Selo de transparência, são considerados todos os documentos, a forma como se atua, as publicações, e a transparência com que a entidade faz a gestão e utilização dos recursos para os moradores acolhidos”, explica.

Dos 44 critérios estabelecidos para que a entidade pudesse ter o Selo Doar, foram atingidos 40 deles. Motivo de muito orgulho não só para o Lar, como para a comunidade de Brusque. “Isso é um ganho da sociedade, mostrando que aqui é possível ser feito algo no sentido da assistência social, com a participação da comunidade, e fazer isso com transparência e clareza para que a sociedade entenda que aqui os recursos são aplicados na qualidade de vida e excelência dos moradores acolhidos”, acrescenta Evaldo. 

É a primeira vez que o Lar recebe uma certificação de tamanha relevância a nível de Santa Catarina e de Brasil. Para a diretora do Lar Menino Deus, Helena Dias, o Selo vem para coroar o trabalho da entidade e a transparência de todos os anos de atenção e cuidado aos moradores da casa. “Ele veio trazendo essa alegria para a instituição, atendemos praticamente todos os critérios, faltou muito pouco, e mostra a transparência do nosso trabalho, mostra que todas as pessoas podem doar, pois o recurso que for doado à instituição será aplicado 100%”, salienta.

Selo Doar

O Selo Padrão em Gestão e Transparência (PGT), foi criado em 2013 e ficou popularmente conhecido como Selo Doar.Foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados em organismos nacionais e internacionais, como critérios para classificação da ISO 9.000, tendo como foco nas organizações sem fins lucrativos. O Selo Doar é um atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações que comprovam sua adequação em pelo menos 36 dos 44 critérios. Como exemplo de critériosestão casos em que a organização possua código interno de conduta, participação em fóruns sobre a causa, possuir plano estratégico para o ano corrente, balanço publicado em jornal, entre outros pontos que são levados em consideração. No Brasil, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (GRAAC) são exemplos de entidades que possuem esse Selo.

Projeto de Revitalização da lagoa e horta inclusiva

O Lar Menino Deus foi fundado em 1996, conta atualmente com onze moradores, 23 funcionários e vive, atualmente, um dos seus grandes desafios. Nesta terça-feira a entidade lançou seu projeto de expansão e o projeto de revitalização da lagoa e horta inclusiva. Trata-se de uma grande melhoria que irá oferecer mais espaço aos moradores acolhidos. O projeto de expansão da parte administrativa deve ser orçado em torno de R$ 350 mil e o projeto da expansão da lagoa e horta em torno de R$ 170 mil, pois envolve terraplanagem, nascentes e demais cuidados na estrutura, que será adaptada para os moradores do Lar, principais beneficiados. A execução do projeto está prevista para ocorrer em cinco etapas. Caso os recursos sejam captados de uma forma mais rápida, a execução deve ocorrer com mais brevidade.

Campanha Samae

Para tornar isso possível, o Lar conta com o apoio solidário da comunidade, como tem recebido ano a ano. Entre as parcerias que possibilitarão a concretização do projeto está a campanha com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), via doações através das faturas de contas de água emitidas pelo Samae. Para doar, basta ligar para o Lar Menino Deus e solicitar a inclusão do valor desejado para doação. “Ligando para o Lar, a gente inclui o valor que o contribuinte desejar, desta forma será descontando da conta e o Samae nos faz o repasse. Se a pessoa não quiser doar mais, basta nos ligar de volta que cancelamos automaticamente, é muito tranquilo”, detalha Evaldo. O lançamento da parceria pelos próximos três meses será identificado nas contas do Samae, com um folder, que irá ilustrar a campanha para o início de trabalho do projeto de expansão  e o projeto de revitalização da lagoa e horta”, comenta Evaldo.

Sorteio Nuit de Noel

Há muitos anos o Lar Menino Deus é uma das entidades beneficiadas com parte do valor arrecadado no Sorteio de final de ano da Nuit do Noel, realizado tradicionalmente em dezembro por Márcio Schaefer. A sociedade se mobiliza para que na noite do evento ocorra um sorteio entre as pessoas que contribuíram. Este é um importante recurso para a entidade, para que o Lar possa finalizar o ano com mais fôlego perante as despesas de investimento e pagamento do 13° dos funcionários. Ao longo do ano são três os principais eventos de arrecadação de recursos em prol da entidade: O troco Solidário, no início do ano, a festa de fundação do Lar e a Rifa da Nuit do Noel.

“Além do 13° e tudo mais, temos o período de férias de final de ano, é um evento que nos garante o 13° dos funcionários e, neste ano, a gente precisa trabalhar muito na divulgação do evento. Estamos lançando agora e vamos batalhar muito em torno do sorteio. Precisamos muito da colaboração e participação da sociedade de Brusque mais uma vez, pois a gente sabe que todos colaboram. Nosso eventos, Rifas e tudo que fazemos é muito bem aceito na comunidade e pedimos que nos prestigiem na Nuit do Noel”, frisa Helena.

Anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa na sede da entidade. (Foto: Diplomata FM)

Convênio municipal renovado

Outra novidade anunciada durante a coletiva de imprensa é sobre a renovação  de convênio com a Prefeitura Municipal de Brusque, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Conforme o Secretário Deivis da Silva, presente no ato, as visitas da pasta ao Lar são constantes. Deivis destaca que a ocasião da coletiva foi também importante para anunciar que a prefeitura está nos detalhes finais da renovação do Termo de Colaboração do novo convênio com o Lar Menino Deus.

“Estamos nos detalhes finais do plano de trabalho que o Lar está elaborando e finalizando, justificando os valores do Termo de Convênio, as negativas que são normais em qualquer tipo de Termo, para que, ainda nesta semana, anunciarmos a assinatura deste novo termo, mas, adianto que está em uma negociação bem saudável e tranquila, como fazemos com todas as entidades”, destaca. O Termo terá validade estendida para 2019/2020, com ocorreu recentemente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque.

Evaldo Freygang Junior, Helena Dias e Deivis da Silva. (Foto: Diplomata FM)
Publicidade
WhatsApp chat