18.2 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasSem categoriaCâmara de Guabiruba realizou sessão na terça-feira

Câmara de Guabiruba realizou sessão na terça-feira

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 17 de setembro, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Na oportunidade três projetos e uma moção de pesar foram apreciados e votados pelos parlamentares.

A sessão também marcou a presença da suplente de vereador Bruna Chaves Day (Progressistas) que assumiu por 30 dias a vaga do vereador titular Waldemiro Dalbosco.

Bruna Chaves Day assumiu por 30 dias vaga do vereador Waldemiro Dalbosco.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) solicitou a administração municipal para que providencie o conserto da proteção lateral de um alambrado de tela junto ao campo de futebol anexo a Escola Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro. Segundo o parlamentar o campo é utilizado todos os dias e as bolas estão atingidos telhados de residências.

Outra indicação solicitou o patrolamento e areiamento da Rua Santo Antônio, também no bairro São Pedro, conforme reivindicação da comunidade.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) discorreu sobre as comemorações da Semana Farroupilha e do Dia do Gaúcho que será comemorado no dia 20 de setembro. O parlamentar falou sobre a manutenção das tradições que são mantidas em várias partes do Brasil. Em Guabiruba um evento comemorativo “fechado” acontecerá no dia 21 de setembro no Clube 10 de Junho.  

A presidente da casa vereadora Rosita Kohler comentou a participação da mulher no legislativo com a presença da suplente de vereadora Bruna Chaves Day, que assumiu por trinta dias no lugar do vereador titular Waldemiro Dalbosco.

Público e imprensa acompanhando sessão ordinária em Guabiruba.

Ela também aproveitou para convidar os interessados a participarem do processo de seleção dos vencedores do 2º Talento Guabirubense de Pintura, Desenho e Redação, que será realizado no plenário da Câmara Municipal a partir das 18h30 desta quarta-feira. 

Haliton Kormann (MDB) informou sobre a procura de meninas para inserção do futebol feminino no calendário de competições realizadas de Secretaria de Esportes, o vereador apoio a solicitação.

O parlamentar apresentou reclamações sobre a falta de padrão na construção de um canteiro de um centro comercial localizado na esquina das ruas Brusque e José Fischer no Centro.

O vereador líder da bancada de oposição Jaime Luiz Nuss (MDB) comentou a dificuldade da comunidade em acessar informações no site Geomais, que deveria disponibilizar os dados levantados pela empresa contratada pelo poder público municipal em 2013, para realização do Geoprocessamento em Guabiruba.

O vereador voltou a tratar da legalidade ao não da cobrança das taxas de água e lixo na mesma fatura. Segundo o parlamentar muitas pessoas não possuem condições financeiras de pagar as duas tarifas ao mesmo tempo.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) comentou sobre a aprovação pela casa de um projeto enviado pela prefeitura que consiste na concessão de reajuste salarial aos servidores públicos do poder executivo. Segundo o vereador a promessa realizada ao sindicato foi cumprida, mas foi melhorada passando dos 1,65% prometidos, para 3% cedido, ação essa que segundo o vereador prova mais uma vez o comprometimento da administração em valorizar o servidor.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 027/2019 do Executivo, que “AUTORIZA A RECOMPOSIÇÃO DA PERDA SALARIAL AOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL”.

– Em primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2019, que “DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DOS LOTEAMENTOS RESIDENCIAL CARMINATTI I E RESIDENCIAL CARMINATTI II”.

– Foi aprovado Moção de Pesar nº 14/2019, destinada aos familiares do comunicador Mário Pessoal, que faleceu na última semana.

– Já em segunda discussão e votação foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2019, que “APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, REFERENTEMENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2018”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 24 de setembro de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Publicidade
WhatsApp chat