21.7 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasCelebração marca nono ano de dedicação da Igreja São Luís Gonzaga

Celebração marca nono ano de dedicação da Igreja São Luís Gonzaga

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Quem participou da celebração da Igreja Matriz São Luís Gonzaga na noite de segunda-feira, 30 de setembro, foi convidado a relembrar um momento muito importante na história do templo: a Missa de Dedicação da Igreja, realizada em 30 de setembro de 2010. Na ocasião, presidida pelo então arcebispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, a missa contou com o rito solene de dedicação, onde foram consagras todas as partes da Igreja, o altar, o ambão, as paredes, e tudo o que é usado especificamente para o culto.

Paróquia São Luís Gonzaga
Missa contou com a presença de fieis de diversas comunidades da Paróquia. (Foto: Divulgação / Paróquia São Luís Gonzaga)

De acordo com o pároco da Paróquia, Pe Dimoar Romaniv, anualmente a igreja faz memória desta celebração e convida os fiéis a recordarem isso. “A igreja é templo, é importante porque é a imagem de que Deus habita esta cidade. Ao mesmo tempo, é o lugar onde se forma o povo de Deus. Queremos celebrar isto nesta noite como paróquia, dando a entender que para além da beleza arquitetônica que encanta tantas pessoas que aqui vêm, existe um sentido espiritual de algo que é consagrado e nos remete ao sagrado. A Igreja Matriz é a casa mãe da Paróquia, junto com as outras 11 comunidades. É uma festa de toda nossa paróquia e convidamos toda as comunidades a participarem deste momento”, enfatiza.

Paróquia São Luís Gonzaga
Missa contou com a presença de fieis de diversas comunidades da Paróquia. (Foto: Divulgação / Paróquia São Luís Gonzaga)

Durante a celebração, foi realizada a bênção da água, e em seguida, todas as paredes da Igreja Matriz e todos os fiéis, foram aspergidos com água benta. Lisete Rudolfo Pavesi participa das missas na Paróquia quase todas as noites e ficou encantada com a celebração. “Moro aqui perto e venho à missa em pelo menos cinco dias da semana. Hoje foi uma celebração muito bonita e fico feliz em poder relembrar este momento da nossa santa Igreja”, frisou.

A missa foi presidida pelo padre Diomar e concelebrada pelos padres Flávio Morelli, Adilson José Colombi, Osvaldo Rech, Valdir Vicentini e Carlos Nicolodeli. Na oportunidade, a Igreja teve suas luzes apagadas e ao mesmo tempo foram acesas 12 velas, que foram conduzidas por um representante de cada comunidade que integra a Paróquia São Luís Gonzaga, às cruzes fixadas nas laterais da Igreja Matriz, em memória ao rito de dedicação.

Ministros da Sagrada Comunhão

A celebração contou ainda com o envio de oito novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Janete Visconti Maestri, da comunidade Cristo Rei, estava entre os leigos, que receberam esta nova missão dentro da Igreja. Para ela, foi um momento de verdadeira emoção, que pode compartilhar com o marido Flávio, também ministro, em uma ocasião tão importante para a Igreja Matriz. “Recebi o convite do Pe. Osvaldo Rech, orientador na nossa comunidade, e permaneci um período amadurecendo, rezando, até me sentir preparada. Agora tenho uma sensação verdadeira de estar servindo a Deus. Começo neste novo ministério, após 18 anos atuando como catequista e quero me dedicar de coração”, comentou.

Paróquia São Luís Gonzaga
Missa contou com a presença de fieis de diversas comunidades da Paróquia. (Foto: Divulgação / Paróquia São Luís Gonzaga)
Publicidade
WhatsApp chat