29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioAgendaEventoProjeto conscientiza alunos das escolas de Brusque sobre boas práticas no trânsito

Projeto conscientiza alunos das escolas de Brusque sobre boas práticas no trânsito

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O projeto Trânsito Quiz, iniciativa da Guarda de Trânsito de Brusque, em parceria com a Setram, Secretaria da Educação e Fundação Municipal de Esportes, terminou na última segunda-feira (11) após quase cinco meses de muita dedicação, estudo, e sobretudo, participação dos alunos da rede pública municipal de ensino.

Trânsito Quiz envolveu cerca de 600 alunos e terminou na última segunda-feira (11) com vitória da escola Paquetá. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)

A grande final ocorreu no anfiteatro do Seminário de Azambuja e terminou com a conquista dos alunos da Escola Paquetá. A final foi cercada de expectativa. Na ocasião, os alunos das Escolas Paquetá, Rio Branco e Augusta Dutra tiveram que responder uma série de perguntas. Cada escola tinha cinco representantes e cada um deles participava de uma bateria de perguntas separadas por nível de dificuldade: leve, média, grave e gravíssima, além do “recurso”. A ideia era realizar uma atividade semelhante ao que ocorre com o motorista no trânsito. Os estudantes não ganhavam pontos a cada acerto, mas perdiam a cada resposta errada. A disputa foi emocionante e ponto a ponto, tanto é que duas escolas ficaram empatadas na primeira colocação, com 8 pontos perdidos. Nos critérios de desempate, a Escola Paquetá levou a melhor e terminou como grande campeã, seguida pela Augusta Dutra. O Rio Branco acabou em terceiro, com 10 pontos perdidos.

Os cinco alunos da escola campeã ganharam um passaporte para o Parque Beto Carreiro e a turma inteira ainda terá a oportunidade de fazer um passeio no Zoológico de Pomerode. O segundo lugar ganhou R$ 100 em compras na FIP, além de um vale compras de R$ 50 no Mercado Barni. Já a escola terceira colocada teve direito a cinco ingressos para o cinema, que serão disponibilizados aos estudantes que participaram da última etapa do Quiz.

Momento de emoção
O aluno Elias da Conceição Santos era um dos mais emocionados após a conquista do título para a escola Paquetá. Ele foi o escolhido para responder a última bateria de perguntas, consideradas gravíssimas, com elevado nível de dificuldade e, ao ver que havia errado uma das respostas, se desesperou e chegou a querer desistir de responder as perguntas. “Achei que a gente perderia por causa de mim”, revela. Mais tarde, no entanto, com o anúncio dos vencedores, o choro que se anunciava passou a ser o choro de alívio e felicidade. “Fiquei muito nervoso, porque eu achei que ia acertar a questão do cinto de segurança, eu lembrava que era aquilo, mas quando errei fiquei muito triste, achei que iriamos ficar em terceiro lugar, me deu muita vontade de chorar”, comenta.

Coordenadora da escola campeã, Sandra Luiza Rochelin enaltece o desempenho dos alunos. Ela afirma que todos se dedicaram e abraçaram a iniciativa. “Foi um momento muito prazeroso. Os alunos levaram muito a sério. Foram muitos dias de estudo e dedicação. Eles se dedicaram muito e realmente aprenderam, mostrando que esse tipo de trabalho realmente faz a diferença”, comemora.

Sobre o projeto
O projeto Trânsito Quiz foi implementado nas escolas de Brusque a partir de junho deste ano, mas teve a sua sementinha plantada em novembro do ano passado, quando o agente Cunha fez uma atividade de perguntas e respostas nas escolas. A partir disso, o agente Adriano Rocha encampou o projeto e viabilizou, com apoio de secretarias municipais e empresas parceiras, para que a iniciativa fosse abrangida para 11 escolas e envolvesse cerca de 600 alunos.

Conforme Rocha, o projeto foi desenvolvido em etapas. Na primeira, os alunos tiveram um curso teórico, produzido já com a temática pergunta/resposta. “Na segunda etapa, já separamos as turmas em grupos. Na terceira fizemos sala contra sala e, na quarta, escola contra escola, assim como na quinta. E agora realizamos a sexta no anfiteatro do Seminário de Azambuja, com teatro do Rudi & Sissa”, explica.

Os artistas animaram as cerca de 200 crianças que compareceram no último dia de evento, a maioria representando as escolas finalistas. Com o espetáculo “Bem Seguro Teen” eles trouxeram também contribuições com a temática por meio do teatro. “Foi uma tarde muito produtiva. Os alunos demonstraram excelente conhecimento e percebemos que eles realmente se dedicaram e estudaram, até porque tinha premiação. Mas o conhecimento que eles levam foi o principal nesta tarde”, finaliza Cunha.

O tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho esteve presente representando o 18º Batalhão da Polícia Militar. Ele também enaltece a iniciativa e todo o trabalho realizado pela Guarda de Trânsito de Brusque. “O trânsito hoje é o grande problema de segurança pública. Nada melhor do que trabalhar com crianças e adolescentes, os preparando para que sejam bons usuários no trânsito, seja na condição atualmente de pedestres e ciclistas ou amanhã na posição de condutor de veículo automotor”.

Prefeito e vice ressaltam importância do evento

A final do Trânsito Quiz contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o vice, Ari Vequi, além da secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo. Eles enalteceram a iniciativa e elogiaram o envolvimento dos alunos com a proposta. Paegle lembrou, que, como médico, já vivenciou muitos casos chocantes de acidentes de trânsito, muitos deles causados por imprudência. Para o prefeito, “o projeto, somado as apresentações artísticas, ajudam as crianças a se conscientizarem e assimilarem conhecimentos importantes sobre a responsabilidade no trânsito”. Já Ari, destacou que Brusque sempre teve ótimos resultados em relação a segurança pública, ao mesmo tempo em que apresenta índices muito violentos no trânsito. “Para mudar essa realidade, temos que começar com educação, conscientizar que o trânsito está matando muito em nossa cidade”.

A secretária da Educação agradeceu a Setram e a Guarda de Trânsito por enxergarem na secretaria uma parceira para o projeto. Ela defende que outras iniciativas sejam promovidas com o tema proposto. “Essas parcerias são resultados de ações intersetoriais e que, com certeza, vão agregar bastante conhecimento para melhorarmos os índices nesse quesito de trânsito”.
Diretor da Setram, Renato Bianchi, também agradeceu a parceria com as secretarias e, principalmente, a Guarda de Trânsito, que teve e iniciativa e deu todo respaldo a esse projeto. “Encerramos o Trânsito Quiz com uma enorme alegria. Consideramos que o resultado foi muito além do esperado, com a participação das crianças e o envolvimento de todos. Muito gratificante chegar aqui e ver o auditório tão cheio para aprendermos mais sobre um tema tão importante na nossa realidade”, finaliza.

Trânsito Quiz envolveu cerca de 600 alunos e terminou na última segunda-feira (11) com vitória da escola Paquetá. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)
Trânsito Quiz envolveu cerca de 600 alunos e terminou na última segunda-feira (11) com vitória da escola Paquetá. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)
Trânsito Quiz envolveu cerca de 600 alunos e terminou na última segunda-feira (11) com vitória da escola Paquetá. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)
Publicidade
WhatsApp chat