23.6 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasSaúdeSábado tem Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo em...

Sábado tem Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo em Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Neste sábado, 30 de novembro, tem o último Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Em Guabiruba, a ação acontece na Policlínica das 8h às 17h sem fechar para o almoço.
A campanha é multivacina, o que significa que é possível colocar a carteirinha de vacinação em dia. No entanto, o foco maior é na imunização principalmente contra o sarampo e também contra a febre amarela.

A campanha é multivacina com foco em sarampo e febre amarela. (Foto: Divulgação / Saúde Guabiruba)

O Dia D de 30 de novembro é a segunda etapa da campanha, que teve início em outubro. Ainda nesta sexta-feira, 28, as unidades de saúde dos bairros Aymoré e Guabiruba Sul estão com equipes de vacinação até as 16h30.

Para os moradores dos outros bairros, a Policlínica, no Centro, oferece as doses entre 8h e 12h sem fechar para o almoço.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação, a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS. As doses estão disponíveis para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

Sarampo

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas, que se espalha facilmente pelo ar e tem alta transmissão em locais aglomerados com pouca ventilação. As formas mais comuns de transmitir a doença é ao tossir, falar, espirrar, etc. Depois da saída da pessoa doente, o vírus ainda permanece por 30 minutos no local.
Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outros 18 indivíduos em média. A única forma de tornar o corpo resistente ao sarampo é com a vacinação. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas pelo corpo e olhos avermelhados. Ao primeiro sinal, o paciente deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível.

Se não for tratado, o sarampo pode causar inúmeras complicações para a saúde e até mesmo levar à morte. Para ser eficaz, a vacina precisa ser aplicada por três vezes na infância ou duas vezes na idade adulta, por isso a importância de manter a carteirinha de vacinação em dia.

Febre Amarela

Doença infecciosa causada por vírus. Não é transmitida de pessoa para pessoa, mas através de mosquitos infectados. Os principais sintomas são febre com calafrios, dor de cabeça forte, dores nas costas e nos músculos, fraqueza e vômito.

Publicidade
WhatsApp chat