25.6 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotíciasEducaçãoPalestra aborda atuação do profissional de Educação Física no Sistema Único de...

Palestra aborda atuação do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Os acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conheceram outra oportunidade no mercado de trabalho. Por meio da palestra “Da rotina do Sistema Único de Saúde no município de Brusque à atuação do profissional de Educação Física”, os estudantes aprenderam que além de academias, a saúde pública também é uma possível área de atuação dos bacharéis.

O tema foi abordado, no dia 29 de novembro, pela egressa da instituição, Jéssica Thaís Voos, técnica de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde do município. A palestra proferida em três momentos iniciou com explicações sobre o Sistema Único de Saúde, seus princípios e diretrizes, localizando o que é atenção básica e o contexto de atuação e constituições das equipes (profissionais) que nela atuam. Os estudantes aprenderam desde as legislações, processo de cadastramento das famílias e o processo de territorialização.

Na sequência, a palestrante falou como ocorre o processo de atuação do profissional de Educação Física na saúde pública no município de Brusque, apresentando as ações desenvolvidas na atenção primária, secundária e terciária. Também foi abordada a forma de atendimento por meio de grupos – compartilhados e de modo individual, onde atuam, e como ocorre a organização das ações e interações entre as equipes.

A palestra proposta pela professora Camila da Cunha Nunes propiciou a aproximação dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Epidemiologia, Saúde coletiva e Políticas Públicas em Educação, Saúde e Esporte. “Trabalhar o tema permitiu a aproximação teórica com a realidade vivida na rotina de atuação do profissional de Educação Física na saúde pública. Além disso, eles puderam conhecer os desafios e como é atuar em equipes multidisciplinares”, destaca.

Para trabalhar o tema no curso, três turmas participaram da atividade.

Atividade foi realizada no dia 29 de novembro. (Foto: UNIFEBE / Divulgação)
Atividade foi realizada no dia 29 de novembro. (Foto: UNIFEBE / Divulgação)
Publicidade
WhatsApp chat