15.3 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasSaúdeHospital Imigrantes adquire sistema de vídeo-cirurgia 4k; tecnologia e precisão

Hospital Imigrantes adquire sistema de vídeo-cirurgia 4k; tecnologia e precisão

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Hospital Imigrantes anunciou a aquisição de um sistema de videolaparoscopia 4k, já em funcionamento na unidade. O ato simbólico da entrega do equipamento ao corpo médico foi realizado nesta quinta-feira, 12.

A torre 4k, com é chamada pelos profissionais, gera quatro vezes mais definição UHD (3840 x 2160 pixels) do que os sistemas de imagens Full HD (1920 x 1080 pixels). Em termos práticos, a estrutura do tecido ou órgão é cerca de 50% mais próxima do olho, permitindo uma visibilidade rica em detalhes. A capacidade do equipamento permite que muitos procedimentos sejam menos invasivos e não necessitem de uma cirurgia aberta.

Hospital Imigrantes passa a operar com sistema 4k em cirurgias
Hospital Imigrantes passa a operar com sistema 4k em cirurgias (Foto: Assessoria de Imprensa).

O médico-cirurgião do aparelho digestivo, João Alfredo, explica como funciona o sistema 4k e os benefícios nas operações.

“A gente utiliza uma câmera de pequeno tamanho (um centímetro de diâmetro) e visualiza o adobem do paciente e consegue fazer os procedimentos. Permite que a gente tenha um cuidado melhor no transoperatório e se consegue fazer uma cirurgia melhor que tivesse aberto o ventre do paciente, porque a gente enxergar que não seriam vistos a olho nu”, comenta.

Entrevista com o médico João Alfredo no Jornal da Diplomata.

“Importa para o paciente, pois terá menos dor no pós-operatório, o evento estético será menor, retorno às atividades mais precoce e um custo social bem mais reduzido – isso já era feito, mas agora com a tecnologia avançada, temos um desfecho ainda melhor”, completou o médico-cirurgião.

Hospital Imigrantes adquire moderno sistema para cirurgias menos invasivas
Hospital Imigrantes adquire moderno sistema para cirurgias menos invasivas (Foto: Assessoria de Imprensa).

A semana foi de conquistas médicas para o corpo clínico do Hospital Imigrantes, não só devido à chegada do sistema 4k. Na quarta-feira, 11, médico-cardiologista brusquense, Gustavo Caon Loeff, realizou um procedimento inédito para o fechamento de um defeito congênito no coração de um paciente de 32 anos, que evitou uma cirurgia de peito aberto de no mínimo 20 a 25 centímetros de área operada.

De acordo com doutor Gustavo, o procedimento se fez minimamente invasivo, pela via percutânea (na região da virilha), com a colocação de uma próstese (em forma de guarda-chuva) dentro do coração, onde ela é armada e oclui o defeito congênito.

“Foi realizado ontem de manhã e teve alta hoje no final da tarde, não ficou nem 36 horas dentro do hospital. Abrimos as portas para fazer mais procedimentos na nossa cidade –, a medicina anda de mãos dadas com a tecnologia, é inegável”, frisou Loeff.  

Entrevista com o médico Gustavo Caon Loeff no Jornal da Diplomata.

Outro procedimento que marca cobertura de serviços cardiológicos no hospital é a colocação de stents, procedimento que visa a restauração do fluxo sanguíneo na artéria coronária.

O ato simbólico da entrega do equipamento ao corpo médico foi realizado nesta quinta-feira, 12.
O ato simbólico da entrega do equipamento 4k ao corpo médico foi realizado nesta quinta-feira, 12 (Foto: Assessoria de Imprensa).

Planejamento – Após a reativação da unidade hospitalar, sob direção do Imigrantes Hospital e Maternidade, em 2018, os avanços no atendimento são consideráveis. Atualmente, o Imigrantes conta com pronto-atendimento 24h, adulto e pediátrico, UTI – Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e o Centro de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e maternidade

“Temos feito um trabalho de resgate de confiança na população – para que saiba que possa vir aqui e ter a certeza de um bom atendimento”, destacou o diretor-clínico, Sebastião Isfer de Lima.

Entrevista com o diretor-clínico do Hospital Imigrantes, Sebastião Lima. no Jornal da Diplomata.

O próximo serviço em vista é abertura de um pronto-atendimento na área de ortopedia, previsto para 2020.

Publicidade
WhatsApp chat