21.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasSaúdeSegundo caso de sarampo é confirmado em Brusque

Segundo caso de sarampo é confirmado em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Pacientes contraíram a doença em 2019, porém somente agora saiu a confirmação do da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). Neste momento, não há nenhum caso sob investigação.

O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira (15) a confirmação de mais um caso de Sarampo em Brusque. Este é o segundo em menos de uma semana, após a cidade não registrar a doença por mais de vinte anos.

A paciente, uma jovem de 18 anos, moradora do bairro Rio Branco, apresentou os primeiros sintomas no final de novembro do ano passado, onde já foi medicada e vários exames analisados pelo Laboratório Central (LACEN) de Florianópolis, que confirmou a doença.

Como medida preventiva, foi feito o bloqueio epidemiológico nas pessoas de convívio da jovem, onde oito adultos receberam a vacina como forma preventiva. A doença não se alastrou. A paciente, não corre nenhum risco.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, neste momento não há nenhum caso suspeito em Brusque sob investigação. “Queremos tranquilizar a população que no ano passado tivemos 15 casos suspeitos, e apenas dois que foram confirmados agora no início de 2020. Os demais já foram descartados. Porém, reforçamos que o vírus do Sarampo está circulando em todo o Brasil, e há registro em cidades vizinhas, portando a única forma de prevenção é a vacina”, esclarece.

Todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacinação tem estoque do imunológico contra o Sarampo. O morador deve se dirigir até o local com a carteira para verificação e, se estiver faltando a dose, o servidor já aplica no exato momento. Está previsto para fevereiro, mais uma campanha nacional, visando chamar a atenção de toda a sociedade brasileira no combate à doença.

Texto: Assessoria de Imprensa/ Secom

Publicidade
WhatsApp chat