22.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSaúdeSala de Situação é reativada devido ao alto número de focos do...

Sala de Situação é reativada devido ao alto número de focos do mosquito Aedes aegypti

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Sala de Situação, grupo para gerenciamento e controle de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, foi reativada pela Prefeitura de Brusque devido ao alto número de focos encontrados no município. Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro.

Durante este primeiro encontro, que contou com representantes de diversas secretarias municipais, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, foi apresentado atual cenário dos focos do mosquito Aedes aegypti da cidade e o número de casos de dengue em Brusque.

Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro. (Foto: Divulgação / Secom)

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo, este ano já tiveram 17 casos suspeitos de dengue, sendo seis confirmados, todos importados e outros municípios, além de sete descartados. Há ainda quatro casos em investigação. Não há casos de chikyngunya e zika vírus na cidade.

A equipe do programa é composta por 28 agentes e até o mês de março devem ser contratadas mais quatro pessoas. Durante todo o ano é realizado o trabalho de prevenção e combate. São 566 armadilhas espalhadas pela cidade, sendo 106 pontos estratégicos (borracharias, ferro velho, cemitérios, floriculturas).

Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro. (Foto: Divulgação / Secom)

O grupo discutiu ainda ações que serão realizadas para conter o avanço do mosquito. “Já fizemos o pedido do fumacê para o Estado no ano passado, mas nos foi negado. Acreditamos que já é o caso de utilizá-lo em Brusque, pois sabemos que a dengue tem grande risco de virar epidemia em pouco tempo”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fornari.

“Algumas ações já foram aprovadas e vamos trabalhar para diminuir nossos indicadores. Continuaremos com campanhas publicitárias de conscientização. Já temos licitado um drone para ajudar na averiguação de terrenos em locais de difícil acesso. Também vamos levar para frente um projeto de recolhimento de entulhos, sofás, geladeiras para que seja feito o recolhimento periodicamente e o descarte seja feito de forma correta. O apelo é que a população nos ajude, vistorie sua casa, converse com os vizinhos, para que possamos conter o avanço do mosquito”, enfatizou.

Ao todo já são 225 focos, sendo 39 no bairro Santa Rita, 29 no Santa Terezinha e 27 no Centro. (Foto: Divulgação / Secom)
Publicidade
WhatsApp chat