Vigilância Sanitária intensifica orientação sobre uso de autoclave

Vigilância Sanitária intensifica orientação sobre uso de autoclave

Outras notícias da semana

Devido ao número de estabelecimentos que ainda utilizam estufa para esterilizar materiais, a equipe da Vigilância Sanitária intensificou o trabalho de orientação aos estabelecimentos das áreas de saúde, interesse de saúde e estética, para esclarecer sobre a utilização de autoclave, único equipamento eficaz para esterilização.

Ao todo são 502 estabelecimentos, entre consultórios médicos e odontológicos, clínicas de estética, salões de beleza e estúdios de tatuagem e piercings, que precisam utilizar a autoclave. “Este é o único equipamento eficaz na realização de processos de esterilização de materiais. E para isso é necessário fazer manutenção preventiva, fazer higienização dos materiais com detergente enzimático e escovas específicas para esse fim e uso do teste biológico para aferir a eficiência do processo de esterilização da autoclave. O uso de embalagem adequada e armazenamento correto garantem que o material fique estéril até seu uso”, detalha Gilberto Silveira, coordenador da Vigilância Sanitária.

Vigilância Sanitária intensifica orientação sobre uso de autoclave. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque)

“Nosso objetivo é oferecer à população de Brusque e da região um serviço de qualidade, eliminando riscos de contaminações e infecções, como a Hepatite B e C, o que pode ocorrer com a utilização de estufas, que não garante a esterilização dos materiais ou mau uso da autoclave”, pontua.

Estabelecimentos que necessitam de orientação ou querem se regularizar, devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do telefone (47) 3110-1001. Denúncias de estabelecimentos que fazem uso de estufa para realizar o processo de esterilização devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, no telefone 156.

Últimas postagens

Publicidade
WhatsApp chat