17.6 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioAgendaEventoClínica Ama Brusque é inaugurada em espaço cedido pela Uniasselvi

Clínica Ama Brusque é inaugurada em espaço cedido pela Uniasselvi

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de sexta-feira, 28 de fevereiro, foi inaugurada a Clínica da Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (Ama Brusque). Na mesma noite também foi realizada a Assembleia que alterou o estatuto da entidade.

Com auditório lotado, evento marcou a inauguração da Clínica Ama Brusque. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)

O ato foi realizado no auditório da Uniasselvi Brusque, local que cedeu espaço para a entidade poder dar início ao atendimento em prol dos autistas, de forma gratuita, para Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Homenagem

Como forma de reconhecer o passado e agradecer a iniciativa de quem conduziu a Ama até os dias atuais, a atual diretoria prestou uma homenagem à primeira diretoria da Ama e a alguns voluntários que acompanham a entidades nos quase sete anos de trajetória. Além disso, um vídeo foi reproduzido aos presentes, sintetizando algumas das ações da Ama Brusque durante sua jornada do início até aqui.

Membros da primeira diretoria foram homenageados no evento. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)

“Nada sobre nós, sem nós”

A presidente da Ama Brusque, a jornalista, mãe de dois meninos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo ela também diagnosticada com o espectro, falou da sua emoção em viver a noite de 28 de fevereiro, no espaço da Uniasselvi que agora é, também, sede da clínica. Para ela, tudo se tornou ainda mais especial porque as crianças autistas também estavam lá, fazendo parte da história. “Durante a tarde alguns pais diziam que gostariam de participar desse momento, mas estavam um pouco inseguros em trazer suas crianças e a gente encorajava: ‘tragam , sim’. Se depender da Ama Brusque nenhuma criança autista voltará a ficar escondida dentro de casa”, garantiu Guedria.

Reforçando sua alegria, a presidente, que começou como voluntária da entidade, lembrou que  o autismo não tem rosto, porque o transtorno não se manifesta por traços físicos. Mas, se o autismo não tem rosto, qual a face dele, então? Por isso, fotos de cem crianças autistas decoram as paredes da Ama Brusque. “Para que todos vejam que autismo tem rosto, tem nome, tem sobrenome, tem família, tem história e merece ser respeitado”, lembrou.

Presidente da Ama Brusque, Guedria Motta. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)

A parceria com a Uniasselvi surgiu após a Ama fazer um apelo à imprensa, tornando público o interesse de atender através de uma clínica em 2020, pois a antiga sede era um espaço de vinte metros quadrados, sem condições de ampliar o atendimento no local. “Por intermédio da imprensa, a Uniasselvi teve conhecimento do nosso apelo e entrou em contato, oferecendo o espaço amplo. Para nós veio exatamente no momento certo. A gente sabe que é uma alternativa provisória, mas é graças a ela que a gente vai conseguir, desde já, dar o atendimento”, explicou Guedria.

O Prefeito de Guabiruba, presente na solenidade junto do seu vice, Valmir Zirke e suas esposas, destacou a importância de abrir oficialmente as portas de uma clínica especializada no atendimento à crianças com autismo. “Certamente para nós, guabirubenses, é motivo, sim, primeiramente, de alento por sabermos que nossos autistas tem um espaço onde possam ser acolhidos e conduzidos de uma forma adequada dentro de um mundo que é deles e que não é tão diferente do nosso. Apenas a forma de se manifestarem e de entenderem que as vezes é um pouco diferenciada. Cumprimento a Ama Brusque e Região por ter essa iniciativa, essa força, coragem e vontade de fazer e cumprimento, também, a Uniasselvi por ter oportunizado o espaço para poder instalar essa clínica. Para nós, poder público, muitas vezes temos que ter um olhar um pouco mais cuidadoso quando se fala deste aspecto de atenção com as pessoas que são um pouco diferentes da gente, da sociedade como um todo. Essa diferença se constrói, muitas vezes, em exemplos e modelos”, destacou o prefeito.

A Diretora da Uniasselvi Brusque, Simone Cristina Dalbosco, enfatizou durante sua fala a parceria com a Ama Brusque, considerado por ela como um dia especial e por participar desta importante etapa da entidade. “A Uniasselvi destaca e agradece, publicamente, a importância da participação e da colaboração efetiva de todo o corpo docente e administrativo que participaram dessa parceria. A Ama Brusque faz parte, agora, da história da Uniasselvi”, destacou. “Sabendo da necessidade e cumprindo seu papel social junto á comunidade de Brusque, nos vimos motivados a ajudar a Ama Brusque nesse papel tão lindo junto aos nossos autistas”, lembrou a diretora.

Atendimento

A Clínica Ama Brusque irá funcionar de segunda a quinta-feira, no horário comercial das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já nas sextas-feiras o atendimento será no período da manhã. A entidade conta com uma psicopedagoga e uma psicóloga contratadas. Elas estarão na clínica a semana inteira. Também há um grupo de dez voluntários com psicólogas, pedagogas, musicoterapeutas com uma tarde ou uma manhã livre que irão auxiliar neste primeiro momento.

A sede da clínica fica na Unaisselvi Brusque. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)
A sede da clínica fica na Unaisselvi Brusque. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)
Com auditório lotado, evento marcou a inauguração da Clínica Ama Brusque. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)
Autoridades de Brusque, Guabiruba e Botuverá prestigiaram o evento. (Foto: Divulgação / Taiana Eberle)
Publicidade
WhatsApp chat