15.3 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasEducaçãoGRUPIA reflete sobre a Campanha da Fraternidade e organiza os 30 anos...

GRUPIA reflete sobre a Campanha da Fraternidade e organiza os 30 anos do Estatuto da Criança

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Reunindo 31 representantes da Igreja Católica, Luterana, do Conselho de Pastores, da Sociedade Civil e do Poder Público, assembleia do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, realizada das 9h às 10h41min de quinta-feira, 12/3, na sede do 18º. Batalhão de Polícia Militar, ratificou a programação da X Semana Ecumênica da Família, refletiu sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2020 e iniciou a organização das atividades que marcam os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele

Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), o painel especial da assembleia do GRUPIA foi ministrado pelo Padre Zaqueu Suczeck, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehoniano), novo formador do Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque. Padre Zaqueu lembrou que “a Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da comunidade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema e um lema, que aponta em que direção se busca a transformação.”  

Painel especial da assembleia do GRUPIA foi ministrado pelo Padre Zaqueu Suczeck. (Foto: Diplomata FM)

Disse o sacerdote que “na Campanha da Fraternidade 2020, somos convidados a olhar com mais atenção para a vida”. Afirmou que o tema é muito presente e instigante para o contexto atual: “Quando pensamos em fraternidade e vida estamos dizendo que é preciso ter um olhar profundo sobre a vida em todas as instâncias, que corre risco, desde o seu princípio até o seu fim natural”, denunciando as manipulações dos que querem legalizar o aborto, como faz a grande mídia. Declarou que defender a vida implica em agir contra a desigualdade social, o ainda elevado desemprego, as doenças psicopatológicas, a depressão e outras realidades presentes em nosso dia a dia.  

Ao se referir a Parábola do Bom Samaritano, Padre Zaqueu disse que fica claro a pergunta que precede a narrativa de Jesus: “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10,29). Jesus responde que o próximo é todo aquele que necessita de amparo, independentemente de quem seja. O próximo, na maioria das vezes, não faz parte do nosso círculo de convivência familiar ou do grupo de amigos. No entanto, o próximo é um estranho, alguém que não é atraente aos nossos olhares. Talvez, pode ser que esse próximo seja um inimigo, como no caso do samaritano e o judeu. Também percebe-se na parábola que Jesus posiciona essa pergunta em sua forma correta. O ponto principal, “Quem é o meu próximo?”. A pergunta deve ser: “Eu estou sendo um bom próximo para os necessitados ao meu redor?”. Então Jesus concluiu: “Vá e continue fazendo o mesmo” (Lucas 10,37).

Na abertura do painel especial, o presidente da assembleia, Paulo Vendelino Kons, enfatizou que “Jesus contou a parábola do Bom Samaritano para explicar sobre amar o próximo e a todos, sem distinção, na prática, e não apenas com belas palavras”.

Painel especial da assembleia do GRUPIA foi ministrado pelo Padre Zaqueu Suczeck. (Foto: Diplomata FM)

Padre Zaqueu finalizou o painel afirmando que o que “realmente importa é sermos agentes de transformação e conexão com o propósito de Jesus Cristo que é “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. E neste sentido Santa Dulce foi exemplo vivo de exercício deste amor e de fé na providência divina. E se formos tocados de forma contemplativa por seu legado seremos impulsionados a viver o mandamento maior do Deus Filho que se manifestou em pessoa humana para nos salvar”. Presidente da Diretoria Executiva da Associação Instituto Bom Samaritano, Marcos Eugênio Welter enalteceu a conexão do tema da Campanha da Fraternidade com o lema do GRUPIA: “das palavras para a ação!”

30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Com a participação de Conselheiros Tutelares de São João Batista, Guabiruba e Brusque, foi iniciada a organização das atividades que marcam os 30 anos de sanção da lei federal 8.069, em 13 de julho próximo. Será realizado um ato conjunto das 9h às 11h na segunda-feira que o Estatuto completar 30 anos. Aos vereadores Paulinho Sestrem e Dr. Lima, presentes na assembleia do GRUPIA, foi solicitado apoio para que o evento seja sediado na Câmara de Brusque. A atividade contará com atividades culturais, como canto, teatro, cartazes e balões, entremeadas de momentos que marcam a história, a reafirmação da missão dos órgãos criados pelo Estatuto e a apresentação de incompletudes e de conquistas. De acordo com o prefeito José Luiz Colombi, o Nene, o município de Botuverá também participará das atividades conjuntas que marcam os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outra ação que marcará os 30 anos da lei 8.069/90, será a edição e distribuição gratuita do livro A Proteção da Criança e do Adolescente, após 30 anos do ECA,incluindo o texto integral atualizado e comentado do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº. 8.069/90, além da Declaração e a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e os dispositivos pertinentes da Constituição Federal de 1998, também atualizados, do Código Civil e outros marcos da área da infância, adolescência e família. O autor principal é o Procurador de Justiça do Estado do Paraná e Professor Universitário Murillo José Digiácomo, com a colaboração de Paulo Vendelino Kons. Parte dos recursos para o pagamento da impressão dos 5 mil exemplares já estão assegurados.

Banco de Alimentos em Brusque

No encerramento do painel “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, apresentado pelo padre Zaqueu, após manifestações de Paulo Kons, Sandro Gracher Baran e do pastor luterano Edélcio Tetzner, fomentando ações concretas em Brusque contra a fome, foi deliberado que a criação de um Banco de Alimentos em Brusque será a pauta principal da próxima assembleia do GRUPIA, juntamente com a ampliação e o aperfeiçoamento do trabalho do Instituto Catarinense Anjos do Peito, às 9h de quarta-feira da Semana Santa, 8 de abril, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no bairro Águas Claras.

X Semana da Família

Por unanimidade,a assembleia ratificou o Programa da X Semana Ecumênica da Família:

09/5 – Sábado

09h30– Exibição de filme,  com ingresso gratuito, no CINE GRACHER do Shopping

10/5 – Domingo (Dia das Mães)

9h – Culto na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brusque – Centro

19h – Culto na Igreja Evangélica Ágape (Rua São Pedro, 47 – bairro São Luiz)

15/5 –  Sexta-feira: DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

8h30 – Sessão Solene de Abertura da X Semana da Família, com Celebração oficiada pela Igreja Católica, Conselho de Pastores e Igreja Evangélica Luterana e Conferência Magna, no plenário da Câmara Municipal de Brusque

16/5 – Sábado

19h – Santa Missa na Igreja Matriz São Luís Gonzaga

17/5 -Domingo 

9h – Santa Missa na Igreja Matriz São Judas Tadeu (Águas Claras)

16h – Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja

19h30 Culto na Igreja Evangélica Calvário (Avenida Hugo Schlösser, Jardim Maluche)

24/5 -(Sábado)

14h– FESTIVAL UMA TARDE EM FAMÍLIA: encerramento da X Semana da Família, com Celebração da Palavra, show, teatro, oficinas, fantoches, jogos e brincadeiras, pintura facial, esqui em família, corrida de saco, pula a corda, vôlei, futsal, cama elástica, piscina com bolinhas, mesa de ping pong e arte com balões, distribuição gratuita de cachorro quente, refrigerante e pipoca, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki (Avenida Monte Castelo, centro de Brusque).

Publicidade
WhatsApp chat