25 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasEducaçãoProfessora do Sesi Escola é finalista no prêmio Professor Transformador com o...

Professora do Sesi Escola é finalista no prêmio Professor Transformador com o Projeto Amigos da Horta

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner, que trabalha no Sesi Escola de Educação Infantil de Brusque e o Projeto Amigos da Horta com a turma do GT6 – Pré escola são finalistas no Prêmio Professor Transformador. O Projeto está entre os três finalistas de 1.270 inscritos.

O objetivo do prêmio é reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país que tenham como proposta a transformação das salas de aula em ambientes criativos.

Histórico

Em junho de 2019, a Professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner, moradora de Guabiruba, começou a trabalhar no Sesi Escola de Educação Infantil de Brusque, onde realizou, com a turma do GT6 – Pré escola, o Projeto Amigos da Horta.

“O Projeto Amigos da Horta é trabalhado a mais de 10 anos pelo Sesi e pelas professoras que ministram as aulas com as crianças do GT6 (Grupo de Trabalho – Crianças de 5 a 6 anos) ”, destaca a professora.

Professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner trabalha no Sesi Escola de Educação Infantil de Brusque. (Foto: Divulgação)

A professora Graziela relata ainda que foi muito bem recebida pelos professores e demais profissionais da escola, ressaltando o acolhimento em especial a sua auxiliar de sala Camila de Souza Pasqualin, pela supervisora Ana Cristina Joenck, como também pelas suas colegas de GT, Vilma Montibeller, Fabíola Alves Baron, Graciela Possobom Raimundi, Raquel Leoni e Anelise Comandolli Abreu. “Esse acolhimento foi fundamental. Nunca tinha sido tão bem recebida como fui no SESI. As trocas de ideias de atividades, a parceria entre as professoras, o apoio da supervisora encorajando e estimulando as atividades e propostas, e a dedicação, comprometimento, parceira e amor pela educação da minha auxiliar fizeram toda a diferença na realização do projeto. Só tenho mesmo a agradecer pela parceria de todos no desenvolvimento das atividades propostas” detalha Graziela.

Projeto Amigos da Horta

No Projeto Amigos da Horta foram trabalhados todos os processos da horta, desde plantio, cuidado, observação e colheita, bem como atividades contextualizadas à horta. Nesse sentido, o projeto enfatizou o protagonismo infantil, a aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade, pois a partir das experiências vivenciadas na horta, as crianças realizavam atividades de matemática, de letramento, escrita, arte e de culinária.

Além das atividades realizadas, outro aspecto importante trabalhado foi a interação, cooperação, respeito, empatia e trabalho em equipe, pois o projeto proporcionou a integração das crianças do GT6 com os outros Grupos de Trabalho do SESI Escola – Educação Infantil, como também com o Primeiro Ano do Ensino Fundamental, e inclusive, com APAE de Brusque/SC.

“No projeto foi trabalhado todos com campos de experiências estabelecidos na Base Nacional Curricular Comum, tendo como base a Abordagem Pedagógica de Reggio Emilia. Por meio das integrações que realizamos com as outras turmas e também com os alunos da APAE, foi visível a evolução das crianças, principalmente em relação ao trabalho em equipe e a empatia” destaca Graziela.

Na visão de Graziela, este projeto é muito importante para o desenvolvimento significativo das crianças, pois a partir dele pode-se desenvolver todas as habilidades descritas nos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular. Ela enfatiza ainda: “Sou grata por ter tido a oportunidade de realizar esse projeto lindo, envolvendo a horta que o SESI tanto preconiza no sentido de as crianças terem esse contato com a natureza, com a alimentação saudável, de serem protagonistas do processo de aprendizagem, enfim, de serem crianças. A horta em si, foi como um norte estabelecido pelo SESI quando entrei na escola, na turma do GT6, e com essa ferramenta, com essa base da horta, consegui realizar diversas atividades com as crianças, totalizando 42 etapas do projeto em 5 meses”.   

Prêmio Professor Transformador

Em novembro de 2019, o Projeto Amigos da Horta teve apoio da Supervisora Ana Cristina Joenck para ser submetido no Prêmio Professor Transformador, promovido pela BETT Educar, que visa valorizar o trabalho dos professores cujos projetos educacionais, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, contemplem a equidade e transformem a escola em ambiente de aprendizagem ativa, criativa e eficaz.

Em fevereiro de 2020, saiu o resultado e o projeto ficou entre os 350 selecionados de 1270 inscritos. Em 17 de março de 2020, foi divulgado que o Projeto Amigos da Horta ficou classificado entre os três finalistas (última etapa), e está concorrendo ao primeiro lugar na categoria de Educação Infantil. “Algo importante a ser destacado é este projeto é o único de Santa Catarina, considerando todas as categorias. Segundo informações da Organização Bett Educar, este resultado iria sair em abril, porém devido aos últimos acontecimentos, foi antecipado”, comenta Graziela.

Já a divulgação dos projetos vencedores e a classificação final acontecerá na Cerimônia de Premiação Bett Educar 2020, que está programada para ser realizada em São Paulo, no dia 12 de maio de 2020. Conforme o cenário atual do país, a organização estará entrando em contato para confirmar mais informações em breve.

Publicidade
WhatsApp chat