25.4 C
Brusque
terça-feira, abril 16, 2024
InícioNotíciasSaúdePaciente de 90 anos recebe alta médica do Hospital Azambuja

Paciente de 90 anos recebe alta médica do Hospital Azambuja

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Quando saiu do quarto em que permaneceu internado nos últimos 16 dias, na área de isolamento do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, Arno Debatin, de 90 anos, foi surpreendido pela equipe de profissionais que o atendeu durante todo este período. Os corredores da casa de saúde foram tomados por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que saudaram seu Arno com uma salva de palmas, ao som da comovente canção ‘A vida é um rio’, interpretada pelo músico Raffa Torres. Ao final do corredor, seu Arno avistou o rosto que estava há tanto tempo sem ver pessoalmente: da filha Marise Debatin Schweigert, que ergueu os braços assim que viu o pai.

Arno Debatin é morador de Guabiruba e procurou o Hospital Azambuja no dia 5 de abril. De acordo com o médico internista Dr. Antônio Lanna, coordenador da enfermaria de Clínica Médica, seu Arno foi internado com sintomas respiratórios, apresentando descompensação de outras doenças. “Ele foi internado na área de isolamento e teve a confirmação da Covid-19. Foi tratado para esta doença e para os demais problemas de saúde que apresenta, como insuficiência cardíaca e enfisema pulmonar. Apesar disso, ele não precisou de UTI, e hoje, depois de 16 dias, está recebendo alta médica, mas ainda precisa de oxigênio por conta das doenças de base dele”, ressalta.

O médico revela que os cuidados com seu Arno permanecem em casa, pois ainda não há certeza sobre o período de transmissão da doença. “É necessário mantê-lo ainda em isolamento domiciliar, com os cuidados que são habituais, como a higiene constante das mãos”, enfatiza.

Faltando dois meses para completar 91 anos, a alta de seu Arno é uma grande conquista para ele e também para a equipe do hospital, já que além de ser do grupo de risco, ele tem outras doenças que poderiam agravar seu quadro. Neste período em que permaneceu internado no Azambuja, seu Arno teve o acompanhamento das equipes médica, de enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia do hospital, essenciais para o seu restabelecimento. “Todo o cuidado que foi necessário ele teve dentro do hospital e ficamos muito felizes em vê-lo saindo no dia de hoje, para ficar junto de sua família”, enfatiza Dr. Lanna.

Antes de sair do hospital, a filha de seu Arno fez questão de agradecer a toda equipe pelos cuidados com o pai. “Muito obrigada por tudo o que vocês fizeram, porque Deus colocou anjos na nossa vida através de vocês. Vocês cuidaram tão bem dele que nós nos sentimos em paz. Eu agradeço de coração e que Deus dê em dobro para vocês tudo o que fizeram pela vida dele”, disse.

Boletim Azambuja Covid-19

Com a alta médica de Arno Debatin, na tarde desta segunda-feira o Hospital Azambuja tem em seu quadro de internações apenas uma paciente, confirmada com Covid-19. De acordo com diretor técnico e chefe de UTI do hospital, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, a paciente está internada na Unidade de Terapia Intensiva, em ventilação mecânica, com perspectiva de melhora.

O médico enfatiza ainda que a UTI do Hospital Azambuja faz parte de um grupo de Terapias Intensivas de Santa Catarina, com atualização do tratamento de Covid-19. “Estamos em contato constante com intensivistas de todo o Estado e falamos o mesmo idioma sobre o tratamento desta doença”, afirma.

Reserva de Leitos Clínicos

Na última semana, o Governo do Estado solicitou a reserva de 71 leitos de internação clínica do Hospital Azambuja, sendo 61 adultos e 10 pediátricos, para pacientes com Covid-19. O administrador do Azambuja, Evandro Roza, comenta que existe uma preocupação do hospital com relação a isso, já que pacientes com outras patologias necessitam de internação e, a reserva do Estado, englobou quase que a totalidade de leitos clínicos. “Já na última sexta-feira, 17 de abril, nos reunimos com toda equipe e vamos disponibilizar estes leitos, conforme solicitação do Governo. Porém, nos preocupamos com os critérios utilizados, porque houve este pedido alto e significativo de leitos de clínicos e quanto ao nosso pedido de credenciamento de 10 leitos de UTI, até o momento não tivemos nenhum posicionamento”, ressalta Roza.

Na avaliação do administrador, os leitos clínicos são importantes, mas é necessária uma atenção com os leitos de UTI. Apenas um desses leitos está reservado para Covid-19 no hospital, por determinação do Governo do Estado, não houve portanto, o credenciamento de novos leitos.

Antes da solicitação do Estado, o Hospital Azambuja já havia reservado leitos clínicos da área de neurologia, para internação de pacientes com Covid-19, com total isolamento das demais áreas do hospital. Agora, com esta reserva maior, o Hospital isolará também todos os leitos de clínica médica.

Publicidade
WhatsApp chat