Crônica: Dia Mundial do Trabalhador da Humanidade

Outras notícias da semana

Polícia Civil prende homem por tráfico, posse de munição e com mandado em aberto

No início da tarde desta quarta-feira (25) policiais civis da Divisão de Investigação Criminal de Brusque, da Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque...

Brusque é goleado em casa pela Série C do Brasileiro

O Brusque FC foi massacrado pelo Volta Redondo em pleno estádio Augusto Bauer, na tarde deste sábado, 28, em jogo valido pela penúltima rodada...

Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária na terça-feira

Na noite de terça-feira, 01 de dezembro, os vereadores guabirubenses realizaram a primeira sessão do último mês do ano. A sessão online foi presidida...

Dois capotamentos na ligação entre Brusque e Nova Trento mobilizam Corpo de Bombeiros e PRE

O Corpo de Bombeiros foi acionado para um capotamento de veículo na rodovia Gentil Batisti Archer (SC-108), trecho de ligação entre os municípios de...

É vindouro, um verbo galopa nas montanhas e se aproxima na medida que a brisa recua no monte, que divide o nosso campo de visão. A partir dele, como um véu que descortina para o casamento, um matrimônio vivo será celebrado.

Os céus e a terra e todos os confins do universo serão testemunhas, novamente, do nosso sim à vida na batalha mais temida contra as trevas. Despertar, é também um bom verbo, contudo, não tão perfeito para o que advém. 

A vida pandêmica, sem forma e vazia, que paira no abismo do moderno século, será curada por um novo sopro – não seja seletivo, leitor, pois não é de religião o termo, caso tenhas pendido para tal interpretação (de modo bem subjetivo, compreendo). 

Se recorro às gênesis, é para demonstrar, de forma primária, que o ciclo terá um fim e haverá um “novo normal” – como dizem os intelectuais, que uso para permanecer no entendimento da atualidade. Não importa quantos dias esta noite de quarentena vai durar; sempre há um amanhecer, para o descanso do enfado de criar a partir do nada. Deus assim fez e no sétimo dia contemplou sua obra (viu que tudo era bom); chegará a nossa hora, entretanto, o momento requer trabalho árduo. 

Girassóis embelezam a natureza dos raios solares, um lembrete do brilho da vida.
Girassóis embelezam a natureza dos raios solares, um lembrete do brilho da vida (Foto: Juliane Ferreira)

Não temos acesso à planta arquitetônica e a consciência é nossa única ferramenta. Somos operários deste tempo e com saberes diferentes, um sábio disse. Enquanto alguns levantam tijolos, outros, por não saberem da lida derrubam blocos. É tudo questão de engenharia sincrônica entre a mente, coração, alma, espírito e do próprio corpo coletivo. Existe uma comparação interessante que uso como intervalo desta fabricação textual.

Há órgãos que servem à inteligência, recomendação para um estado de saúde mais protegido imunologicamente, porém, pelo desvio de vocações, muitas vezes, a inteligência só é usada para atender aos anseios do organismo, patologicamente mortal. Enquanto que a terra usa da gravidade para retornar o homem ao pó, as leis superiores fazem o contrário, elevam seus atributos às alturas. 

Um piloto "desenhou" um coração no céu, sobre os hospitais da capital, para agradecer aos profissionais de saúde pela sua bravura e dedicação durante a pandemia
Um piloto “desenhou” um coração no céu, sobre os hospitais da capital, para agradecer aos profissionais de saúde pela sua bravura e dedicação durante a pandemia (Imagem/Reprodução)

Retomo os labor. A pandemia é o fim de um tempo e o princípio do mesmo, são fendas que ao se unirem soldam a esperança original. Todos os firmamentos se fizeram a partir da luz. Assim como a rocha suporta a natureza, como o cimento que mantém os pés da casa, a energia da vida (o fluído ou sopro do espírito) é para nós o barro divino. 

Neste instante, tudo está em reforma e parece que vai desmoronar; são resultados impactantes da destruição. Infelizmente, muitas vidas são perdidas e creditadas à imprudência do destino e aos deslizes das mãos cruzadas. Jesus abriu os braços, mesmo na cruz, para construir sua obra. No céu estrelas morrem porém continuam brilhando, prefiro pensar desta forma.

O mundo, como um dia conhecemos, tornou-se obsoleto. A lista é imensa, de modo que sintetizo tópicos globais para exprimir o enunciado. 

Nossa arte (o belo e o trágico); os costumes (moral e ética); sorte (perder ou ganhar); economia (consumismo ou essencial); política ( Ser ou Estar); Esporte (recordes/limites ou cifras); direitos (universais ou individuais); saúde (patrimônio ou objeto) e Estados (entenda-se: todo tipo de poder, constituído ou não), entrarão no museu das existências. 

Na na galeria da história e veremos o quão estético, artificial, era a nossa vã realidade, dentre quadros surrealistas, trágicos entre as maravilhosas obras de arte humanas. 

O abraço fraterno, o perdão, a compaixão, a alegria, a liberdade, (o amor genuíno) são construções inalienáveis que jamais sairá da exposição da linha temporal.

Cristo Redentor é iluminado com bandeiras de países
Cristo Redentor é iluminado com bandeiras de países (Foto: O Fotógrafo/Estadão)

Considero-me, ao seu lado, mais um trabalhador neste canteiro de serviços, diante de tantos mestres que passaram. Para findar, em homenagem ao Dia Mundial do Trabalhador da Humanidade, reconheço o quão utópico é esta planta literária e revolvo-me a natureza, fonte inesgotável de inspiração. 

O poeta constrói pela massa das palavras, é o guardião da pedra filosofal da estética. A poesia embrulha seus versos na eternidade, disponível para todo ser que respira ler e se admirar quão maravilhoso é viver. O verbo recitado, cavalga no pasto verdejante, que cultivamos pela fé; continue crendo, nada nos faltará. 

Nebulosa planetária mais próximas do Planeta Terra, conhecida como Olho de Deus
Nebulosa planetária mais próximas do Planeta Terra, conhecida como Olho de Deus (Imagem/Hubble)

Haja Luz, o inexplicável tudo!

Últimas postagens

Endorfina – sorteio de 02 de dezembro.

Torre de Chope do Sombreiro Choperia. De terça a sábado a partir das 18h, novo ambiente com um super cardápio e chope sempre gelado....

Interligado – Resultado de 02 de dezembro de 2020

Pijama da Mensageiro dos Sonhos - O presente dfo Natal para toda a família nas lojas Mensageiros do Sonhos. *** Ganhadora: Daiana Baron Teske **** Pizza...

Emprego – Auxiliar de serviços gerais

A Viva Sport academia contrata auxiliar de serviços gerais (ambos os sexos). Interessados entrar em contato pelo fone 3252-0013 ou comparecer na Viva Sport...

União VasBrusque realiza macarronada solidária neste sábado, 5, em prol da Laurinha

A capitania União VasBrusque realiza neste sábado, 5, a macarronada solidária em prol da campanha Salve Laurinha. A ação será realizada no sistema Drive Trhu,...

Força de segurança de Santa Catarina está mobilizada na investigação de assalto a banco em Criciúma

Desde a madrugada de segunda-feira, 01, a Polícia Civil de Santa Catarina e todas as forças de segurança estão mobilizadas em Criciúma na investigação...
Publicidade
WhatsApp chat