26.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralGuabiruba adota medidas de controle de acesso aos pontos turísticos

Guabiruba adota medidas de controle de acesso aos pontos turísticos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Depois do registro de aglomero no topo do Morro São José no último feriado, a Prefeitura de Guabiruba decidiu decretar medidas para controlar o acesso aos pontos turísticos em todo o município.

A iniciativa se faz necessária considerando a situação de emergência e calamidade pública no país em função do novo coronavírus e pelo fato de o isolamento social ainda ser a melhor maneira de evitar a propagação da Covd-19.
O decreto estabelece o tempo máximo permitido de 30 minutos de permanência nos atrativos naturais de Guabiruba como cachoeiras, mirantes, morros ou qualquer outro.

A exceção é para as pessoas que fazem a limpeza, manutenção e obras públicas nesses locais.

Fogueiras, acampamentos, consumo de bebidas alcoólicas e uso de sistemas de som estão expressamente proibidos, bem como as aglomerações. O acesso aos pontos só poderá ser feito a pé ou de bicicleta e com o uso de máscara sem reunir grupos. Vale ressaltar que as Unidades de Conservação federais, como é o caso do Parque Nacional Serra do Itajaí, estão com visitação pública suspensa por tempo indeterminado por portaria do órgão fiscalizador, o ICMBio.


O descumprimento das normas do decreto municipal pode resultar em penalidades previstas no Código Penal já que a desobediência a medidas de prevenção de doenças é considerada crime pela legislação.

São José
O Morro São José foi novamente interditado na manhã desta quarta-feira, 06, devido à aglomeração constantemente registrada no local. “O intuito desse decreto é justamente por situações como essa em que a gente proíbe veículos e adota um regramento para que os caminhantes possam acessar o morro com maior segurança, evitando aglomeração”, explica o secretário de Turismo de Guabiruba Andrei Muller.

Publicidade
WhatsApp chat