23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasTrânsitoTrânsito na Ponte Mário Olinger deve ser liberado no início de julho

Trânsito na Ponte Mário Olinger deve ser liberado no início de julho

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Mesmo com a pandemia de Coronavírus (Covid-19), as obras da Beira Rio Margem Esquerda seguem dentro das expectativas da Prefeitura de Brusque e do Consórcio que executa os trabalhos. A ponte Mário Olinger (Ponte do Bombeiro) deve ser liberada para o tráfego de veículos na primeira quinzena de julho.

Na tarde desta quarta-feira (13) foi realizada uma reunião com os representantes do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) e das empresas que compõem o consórcio – Pacopedra, Freedom e Setor Sul. “Essas reuniões acontecem semanalmente, entre a equipe técnica da Prefeitura e a equipe técnica do consórcio, justamente para alinharmos detalhes e verificarmos quais as próximas providências que serão necessárias para que o andamento da obra não seja prejudicado e que a gente consiga atingir o cronograma planejado”, explica a diretora do DGI, Andréia Volkmann.

No que se refere ao andamento dos trabalhos da obra como um todo, a terraplanagem já está com boa parte executada, metade do trecho já conta com camadas de sub base e base, camadas de pavimento e com a drenagem implantada. Nos próximos dias, será iniciada a construção dos muros de contenção e muros de terra armada, que vão dar acabamento à obra.

“A partir de agora começamos a ver a obra propriamente dita, como ela ficará, o seu traçado e assim por diante. Inicialmente, devemos executar o muro nos fundos do Supermercado Bistek. Depois seguimos mais para o final do trecho e voltamos para o entorno da ponte Mário Olinger”, detalha o engenheiro do consórcio, Cristian Fuchs.

A ponte

A obra na ponte Mário Olinger estava prevista para ser concluída no final de maio, mas em virtude de toda as questões envolvendo a pandemia e outras interferências, que surgiram na execução dos trabalhos, o consórcio estima que ela deve ser finalizada em julho.

“Além do tempo de paralisação da obra tivemos problema com fornecedores de materiais, que atrasaram, pois não podiam trabalhar – especialmente concreto. Então o consórcio está trabalhando em cima de um novo cronograma, que será apresentado à Prefeitura nos próximos dias”, ressalta o engenheiro.

Segundo ele, outra questão que comprometeu o cronograma foi a necessidade de reforçar uma fundação, pois o projeto de engenharia inicial não previa essa necessidade. “Em reunião com a Prefeitura definimos pela colocação de estacas pré-moldadas. Nesta semana finalizamos a colocação dessas estacas e iniciamos a fundação, propriamente dita, com a execução de blocos, pilares, viga e suporte”, detalha Fuchs.
Vale lembrar que, inicialmente, o tráfego de veículos na ponte será liberado para fazer a ligação bairro/centro e centro/bairro. A via continuará interditada em frente ao Corpo de Bombeiros, para execução de outras intervenções necessárias para a conclusão da obra.

Publicidade
WhatsApp chat