22.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralDefesa Civil divulga aviso de previsão de chuva, frio e ventos...

Defesa Civil divulga aviso de previsão de chuva, frio e ventos fortes

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira-feira (06), com a previsão de  chuvas, frio e ventos fortes durante toda a semana..

Há uma atuação de uma área de baixa pressão que deixa o tempo instável e chuvoso a partir desta segunda-feira (06). Há previsão de uma nova frente fria, o que deve ocorrer na quarta-feira (08). Além disso, tem a previsão de um ciclone extratropical, entre a noite de terça-feira (07)  e a manhã de quarta-feira (08), o que pode provocar rajadas de vento  de intensidade moderada. Para a região de Brusque os ventos devem estar abaixo dos 60 km/h.

Recomendações

Para o frio

Deve-se ter atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua), os animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias. É importante se agasalhar bem e beber bastante água. Se possível evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha sempre a higienização das mãos.

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais se deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Texto/SECOM/Prefeitura de Brusque

Publicidade
WhatsApp chat