27.1 C
Brusque
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasEducaçãoEducadora de Brusque conquista segundo lugar em prêmio nacional com projeto “Amigos...

Educadora de Brusque conquista segundo lugar em prêmio nacional com projeto “Amigos da Horta”

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Projeto “Amigos da “Horta”, da professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner, e desenvolvido com os alunos do SESI Escola, de Brusque, conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional Professor Transformador, na categoria Educação Infantil, que é promovido pela Base2Edu e pela Bett Educar. A cerimônia online de premiação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 15, diretamente de São Paulo. Além da professora de Brusque, também foram premiados na mesma categoria os projetos Um Brinquedo Chamado Natureza, de Anderson Kubiaki, da Aldeia da Fraternidade, Porto Alegre/RS, que ficou com o terceiro lugar e Extra, extra, extra: tá na hora de brincar, de Raelen Gonçalves, da Escola Municipal Profª Therezinha Soares, Mogi das Cruzes/SP, que foi o grande vencedor.

“Estar entre os três finalistas, ficar em segundo lugar, levar o nome da nossa escola, do nosso Estado foi uma honra. Gratidão por todo apoio e carinho. E vamos seguindo, fazendo a diferença na educação!”, destacou a professora Graziela.

Segundo a assessora pedagógica da Base2Edu, Nicole Queiroz, o projeto “Amigos da horta”, promoveu o protagonismo infantil, e é perceptível como esse envolvimento dos alunos aumenta ainda mais o interesse e a curiosidade.

“Por meio de vivências significativas e interdisciplinares, os resultados obtidos por essas crianças são respostas de suas ações, reconhecendo as crianças como atores sociais tanto em suas próprias vidas, como na escala social. Esperamos que o projeto seja replicado por diversos educadores”, destacou Nicole.

O projeto “Amigos da Horta” foi conduzido com as crianças da pré-escola e contou com mais de 40 etapas, todas interligadas, contemplando as experiências previstas pela Base Nacional Comum Curricular. Na horta, colocando a mão na terra, as crianças desenvolveram o raciocínio lógico-matemático, aprenderam a trabalhar em equipe, a respeitar às diferenças e a cooperar. E, depois, na sala de aula, com as hortaliças colhidas, elas realizaram receitas, desenhos de observação, criação de jogos, tintas naturais, entre outras atividades.


Atividades fora dos muros da escola, incentivando o protagonismo infantil, a interdisciplinaridade, o contato com a natureza e a interação com outras crianças, inclusive com alunos da APAE, também fizeram parte do projeto. Para Graziela, a interdisciplinaridade precisa ser trabalhada de forma contextualizada. “Essas interações foram fundamentais para obter os resultados que tivemos, pois, além de trabalhar habilidades acadêmicas, as crianças se tornaram mais participativas, com empatia, tendo respeito nas atividades e cooperação para ajudar os amigos”, completou a professora Graziela. 

“O ensino para crianças no SESI é pautado pelo princípio de que elas são naturalmente curiosas, criativas e inventivas e pela prática educativa da mão na massa. Nossos professores são capacitados frequentemente para levar à sala de aula o que há de mais moderno em educação infantil, levando em conta referências internacionais de sucesso. Por isso, nossa presença numa premiação com esta evidencia o compromisso dos nossos profissionais com a vanguarda na educação. Parabéns a professora Graziella pelo reconhecimento nacional”, comenta o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

Premiação
O Prêmio Professor Transformador é uma iniciativa da Base2edu, da Bett Educar e do Instituto Significare e foi lançado durante a Bett Educar 2019 para destacar projetos educacionais inovadores desenvolvidos por professores da educação básica em todo o país. Nesta primeira edição, o prêmio recebeu mais de 1,2 mil projetos que passaram por diversas etapas de seleção ao longo de um ano. Os vencedores de cada categoria  apresentarão os trabalhos na Bett Educar 2020, receberão uma viagem para participar da BETT Educar 2021, em Londres, além de R$7 mil. Os trabalhos vencedores também serão divulgados na Revista Direcional Escola.

Publicidade
WhatsApp chat