Secretaria de Saúde informa sobre desabastecimento de alguns medicamentos

Publicidade
Utilidade pública

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque informa que alguns medicamentos estão em falta nas farmácias públicas do município, grande parte do problema está relacionado com as empresas distribuidoras de medicamentos, além disso temos o aumento na procura por determinados medicamentos (principalmente frente a atual situação de pandemia pelo COVID-19),a alta do dólar (uso de matéria-prima proveniente de países como China e Índia), a situação crítica de distribuição relacionada ao COVID-19 e a falta de matéria prima para produção do medicamento.

A farmacêutica e bioquímica da secretaria de Saúde, Patrícia Bernardi Sassi, esclareceu que a prefeitura vem trabalhando para que a população não fique sem os medicamentos, mas que a concorrência com a iniciativa privada tem sido outro fator  de desabastecimento. “O motivo que encontramos determinado medicamento nas farmácias comerciais é que eles são comercializados por um valor muito maior que no setor público, por isso a falta sempre acontecerá antes no setor público,” destacou Sassi.

A farmacêutica disse ainda que há impasses que atrasam a entrega dos pedidos dos medicamentos, com muitos pedidos de prorrogação de prazos, além da falta de imparcialidade da indústria farmacêutica quando há escassez de matéria-prima para a produção do remédio, o que acarreta a falta do medicamento sempre antes no setor público, devido à comercialização por valores menores. 

Medicamentos em falta

Medicamentos controlados:

Amitriptilina 25mg comprimidos

Fenobarbital 100mg comprimidos

Medicamentos Básicos:

Azitromicina 500mg comprimidos

Passiflora 300mg comprimidos

Ivermectina 6mg comprimidos

Ranitidina 150mg comprimidos  (suspenso temporariamente pela ANVISA

Ranitidina 15 mg/ml xarope   (suspenso temporariamente pela ANVISA

Texto/Secom/Prefeitura de Brusque

Publicidade
Últimas notícias

Secretário Jucemar dos Santos fala sobre programa Desenvolvimento Social em Ação

A prefeitura de Brusque, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, realiza neste sábado (25) o "Desenvolvimento Social em...
Publicidade
WhatsApp chat