22.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasParóquia São Luís Gonzaga celebra jubileu de vida religiosa dos padres Carlos...

Paróquia São Luís Gonzaga celebra jubileu de vida religiosa dos padres Carlos Nicolodelli e Aléssio da Rosa

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Dois religiosos Dehonianos da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus que atuam na Paróquia São Luís Gonzaga, completaram neste ano de 2020, o seu jubileu de vida religiosa. Na noite de domingo, 16 de agosto, a igreja Matriz celebrou com os padres Carlos Nicolodelli e Aléssio da Rosa o dom de suas vocações. A missa solene foi presidida pelo padre Carlos e concelebrada pelos demais sacerdotes que atuam na Paróquia.

Neste terceiro domingo do Mês Vocacional a igreja recorda as vocações para a vida consagrada. Durante a semana de 16 a 22 de agosto, é lembrada a vocação das pessoas que fazem votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Também neste domingo, foi realizada a solenidade mariana da Assunção de Nossa Senhora.

Vocação religiosa

Presidente da celebração especial, e em nome dos jubilares, padre Carlos externou diversos agradecimentos, principalmente à toda comunidade paroquial, pelo apoio, carinho e afeto para com os padres ao longo dos anos. Também lembrou dos familiares e amigos, pelo incentivo recebido e alegria manifestada ao longo de suas vidas.

“A mais bela realidade da vida cristã é o chamado de Deus: a nossa vocação. E é através deste chamado que nós descobrimos o caminho de disponibilidade e serviço a Deus e ao próximo. E Ele faz esse convite a todos nós, e cada um dá uma resposta segundo seus critérios e disposição. Deus faz isso porque a finalidade última de nossa vida é a Santidade”, disse o religioso durante a missa.

Experiência de céu na terra

Durante sua homilia, o pároco, padre Diomar Romaniv, comparou a caminhada dos jubilares como ‘experiência de céu na terra’, pois quando eles proferiram a leitura da fórmula de profissão religiosa há 25 e 50 anos, disseram sim para viver e anunciar os valores do reino celeste, que são os ideais da vida religiosa. “Aqueles mesmos ideais que todos assumimos no batismo, o consagrado procura viver com mais intensidade, uma vez que a consagração religiosa fala da aliança do batismo vivido numa forma radical”, discorreu o pároco.

Pe. Diomar recordou que o ‘sim’ dos padres Carlos e Aléssio, ainda na infância, foi um momento de decisão para viver na igreja, pois, “a vida religiosa vem da igreja, alimenta-se na igreja e recebe sua identidade na igreja”. Lembrando das vocações, a Paróquia aproveitou este ano para celebrar o jubileu dos religiosos dehonianos junto da comunidade. “É uma alegria vê-los felizes, entusiasmados com a vida, com a missão, dando esse testemunho de entrega, de serviço à igreja, como religiosos e consagrados. Como dizia o padre Carlos, isso é o que nós vivemos na Casa Paroquial, em espírito de fraternidade e de oração. Nos sentimos uma família que é o que formamos como Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus”, comentou o pároco.

Pilares que sustentam a vida religiosa

Padre Carlos Marcos Nicolodelli tem 70 anos, destes, 50 são dedicados à vida religiosa. Em dezembro completará 45 anos como sacerdote. Nasceu em Jaraguá do Sul/SC, e desde muito cedo se espelhou na dedicação dos pais no servir à igreja da sua comunidade. Ingressou no Seminário de Corupá aos dez anos. Concluiu seus estudos em 1975 e iniciou o sacerdócio no Paraná, aos 26 anos de idade. “Nos meus anos de sacerdócio nunca duvidei da minha vocação, nunca tive incerteza ou indefinição, dificuldade ou crise. Vou ser padre até o fim da vida”, garante. Para o sacerdote, cinquenta anos de vida consagrada é uma experiência sobre viver com alegria e fé o que se assume para a vida. “A escolha que se faz diante do chamado de Deus, é livre, e nos torna disponíveis para testemunhar o amor a Deus e aos irmãos. É a vida em comunidade, a disponibilidade e alegria no serviço aos irmãos e irmãs, acreditando sempre na vontade e inspiração de Deus, com a proteção de nossa mãe, Maria”, diz.

Com 25 anos de vida religiosa, padre Aléssio da Rosa, 46 anos, viu em uma missa de Ordenação Sacerdotal, aos dez anos de idade, a certeza do que queria para seu futuro: ser padre. Natural de Imaruí/SC, iniciou no Seminário de Corupá e, após sua Ordenação Sacerdotal, iniciou seu sacerdócio em Brusque. Resume sua caminhada de fé e missão na oração à luz da palavra de Deus e de traduzir esta oração em favor do ser humano. “Por isso acredito nesse Deus presente na vida do ser humano e que engrandece a nossa vida também em favor da vida dos irmãos, na dimensão do serviço que a vida religiosa apresenta”, diz o sacerdote, que além de padre, é também professor. “A educação é sempre um resgate da dignidade do ser humano e também na formação de consciências, críticas, conduzindo esse ser humano a uma transcendência, uma visão de Deus que perpassa toda a vida”, reflete Pe. Aléssio.

Aléssio da Rosa e Carlos Nicolodelli atuam na Paróquia São Luis Gonzaga de Brusque. (Foto: Assessoria / Paróquia São Luís Gonzaga)
Publicidade
WhatsApp chat