Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta segunda-feira (5)

Reabertura de cinemas, realização de debates políticos e de eventos sociais são alguns dos temas com nova regulamentação

Outras notícias da semana

Motociclista fica ferido após colisão na rodovia Ivo Silveira

A Polícia Rodoviária Estadual registrou uma colisão entre carro e moto, por volta das 21h desta segunda-feira, 22. O acidente ocorreu na SC 108,...

PM recebe reforços para operação contra a pandemia em Brusque

No evento de apresentação os policiais receberam orientações de membros da Vigilância e Saúde, sobre o trabalho de fiscalização A Polícia Militar (PM) de Brusque...

Benetex: Corpo de Bombeiros continua com equipes no combate ao incêndio

O Corpo de Bombeiros informou que mantém o trabalho de combate ao incêndio na empresa Benetex, que teve início por volta das 19h20 desta...

Idosos acima de 80 vão poder se vacinar contra a Covid-19 neste sábado (27)

Vacinação vai ocorrer no formato drive trhu na Arena Multiuso, agendamento deve ser feito on-line A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde,...

A Prefeitura de Brusque editou na tarde desta segunda-feira (5) o Decreto número 8.746, que altera, acrescenta e revoga dispositivos do Decreto 8.671, que trata das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrentes do coronavírus.

Segundo o novo decreto, as atividades em casas noturnas continuam proibidas. Porém, a partir de agora é permitido o funcionamento de cinemas e teatros, com ocupação máxima de 50% da capacidade, conforme as regras da Portaria SES 737.

Bibliotecas também podem funcionar, não ultrapassando ⅓ da capacidade de lotação, conforme Portaria SES 738.

A partir de agora estão liberados eventos sociais, congressos, palestras e afins, como festas de aniversário, cerimônias religiosas e formaturas, desde que respeitadas as regras de ocupação de espaço, conforme portarias SES 710, 715 e 770.

Outro ponto citado no Decreto é sobre a realização de debates presenciais de cunho político, social e econômico, que podem ser realizados em teatros, com ocupação máxima de 50% da capacidade. Já se realizados em auditórios e outros locais, a ocupação permitida é de 40% da capacidade.

O novo decreto revoga a proibição da permanência de pessoas em praças e parques públicos, bem como, revoga a proibição de utilização de provadores de roupa nos estabelecimentos comerciais.

“Esse decreto traz alterações pertinentes a nova classificação de risco da cidade de Brusque, que de grave passou para alto. Ou seja, todos aqueles movimentos de restrição ao número de pessoas em um determinado ambiente se transformaram em um novo número”, explica o secretário de Saúde, Humberto Fornari.

De acordo com ele, a população deve continuar atenta ao uso de máscara, a necessidade de distanciamento social, a limpeza das mãos e utilização de álcool em gel.

Outros limites de capacidade

A partir de agora, as atividades do comércio em geral podem funcionar todos os dias, de acordo com as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado de Santa Catarina.

As academias privadas, inclusive as que estão localizadas em clubes sociais e afins, podem funcionar desde que atendam as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado, devendo limitar o número de usuários a 70% da capacidade do estabelecimento, conforme Portaria SES 713.

As missas e cultos podem ser realizadas, também de acordo com as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado, com lotação máxima de 70% da capacidade, conforme Portaria SES 254, alterada pela Portaria 736.

Os hotéis e pousadas podem funcionar de acordo com as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado de Santa Catarina, na Portaria SES 743, com limitação do número de hóspedes em 80% da capacidade.

Já os restaurantes, inclusive os situados no interior de clubes sociais e afins, bares e tabacarias, podem operar todos os dias, com limitação de público em 50% de sua capacidade, de acordo com as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado na Portaria SES 244. Bem como, precisam observar as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

As lanchonetes, pizzarias, food parks, adegas, cafeterias, padarias, confeitarias e similares, podem funcionar todos os dias, de acordo com as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado de Santa Catarina, bem como observadas as regras da Vigilância Sanitária.

Já os estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios (mercearias, mercados e supermercados) podem funcionar todos os dias, de acordo com as Diretrizes Sanitárias estabelecidas pelo Estado de Santa Catarina na Portaria SES 180, bem como observadas as regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

As lojas de conveniências em estabelecimentos comerciais em geral e de postos de combustíveis podem funcionar todos os dias da semana, devendo observar as regras de higienização e distanciamento social e proibir, sob qualquer hipótese, o consumo de bebidas alcoólicas no local.

Fonte: Secom Brusque

Últimas postagens

Matriz de Risco aponta todas as regiões em estado gravíssimo em SC

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, 27, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova...

Forças de segurança fiscalizam cumprimento de novo decreto do Governo do Estado

As forças de segurança de Santa Catarina trabalham de forma intensificada desde as 23h desta sexta-feira, 26, para garantir o cumprimento das novas medidas...

Covid-19: Boletim epidemiológico sábado (27-02)

O novo boletim epidemiológico, divulgado neste sábado (27), aponta que Brusque tem 17.370 casos confirmados da covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 57...

Cartão Perdido

Foi perdido um cartão da Ailos (cor verde), da Viacred, no trajeto entre o Posto São Lucas até a rua da Marmoraria Erbs, em...

Documentos perdidos

Leda Maria Corrêa da Silva perdeu carteira contendo todos os seus documentos nas proximidades do Archer – loja 2, no bairro Águas Claras. Quem...
Publicidade
WhatsApp chat