23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralConselho das Entidades define pleitos que serão apresentados aos candidatos às eleições...

Conselho das Entidades define pleitos que serão apresentados aos candidatos às eleições municipais de 2020

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou na tarde de quinta-feira, 8 de outubro, a reunião de diretoria bem como do Conselho das Entidades. Na oportunidade representantes das outras 12 entidades que compõe o grupo participaram do encontro, que discutiu diversos assuntos, entre eles as reivindicações para serem apresentadas aos candidatos ao cargo de prefeito da cidade.

Carta

Ao longo do encontro, foram elencados 15 itens da Carta de Reivindicação, que será entregue a todos os seis candidatos ao cargo do poder Executivo de Brusque. As propostas, defendidas pelo Conselho, de forma isenta e apolítica, abordam questões referentes a diversos setores, como infraestrutura, economia, gestão pública, mobilidade urbana, inovação, desenvolvimento, transparência, segurança pública, entre outros.

A Carta tem como objetivo o desenvolvimento local, em todos os âmbitos, bem como o empenho e comprometimento do futuro prefeito eleito, e foi elaborada de forma conjunta, pelos representantes de cada instituição.

“Este é um pleito com uma visão macro da nossa cidade e região. O primeiro item inclusive aborda o diálogo do Poder Público com as entidades, que é algo que tem ocorrido nos últimos anos, onde tivemos um bom relacionamento com o Executivo. Esperamos que isso continue e que possamos continuar presentes também nos diversos Conselhos Municipais, já que somos uma classe produtora em diversos segmentos e queremos ser parceiros e contribuir em prol do desenvolvimento e fortalecimento da nossa região em diversos setores”, acrescentou a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

Painel com os candidatos

Outro momento importante da reunião foram as definições a respeito do Painel que será realizado com candidatos ao cargo de prefeito de Brusque. O Painel será realizado pelo Conselho das Entidades nos dias 19, 21 e 28 de outubro, na sede da ACIBr, e será transmitido ao vivo pela internet, para quem desejar acompanhar.

Durante a reunião desta quinta-feira foi realizado o sorteio dos candidatos e a ordem em que irão estar presentes em cada um dos dias. Serão dois candidatos por encontro, que terão a oportunidade de responder, durante 1h cada um, separadamente, diversas questões que serão apresentadas pelas entidades. Da mesma forma, em cada encontro, duas entidades serão responsáveis por fazer os questionamentos aos candidatos. 

Conforme o sorteio realizado pela ACIBr, no dia 19, primeiro dia do Painel, terá a participação do candidato Guilherme Marchewsky, com perguntas elaboradas pelo Sinduscon e OAB. Em seguida será a vez de Ari Vequi, que terá os questionamentos feitos pela CDL e pelo Sindilojas. Já no dia 21 de outubro o Painel contará com a participação do candidato Paulo Eccel, com questionamentos da ACIBr e do Sifitec. Em seguida será a vez de Ciro Roza, com a participação da AmpeBr e do Sindivest.

No último dia do Painel, 28, será a vez do candidato Paulo Sestrem, que irá responder questionamentos do CEAB e do SIMMEBr. Em seguida será a vez de Moacir Gomes Ribeiro, com perguntas do Observatório Social de Brusque e Unifebe.

Para a presidente da ACIBr, através da união das entidades e com um diálogo único, será possível a defesa de bandeiras essenciais em prol do desenvolvimento da cidade e da região. “A nossa cidade é diferenciada e isso se comprova também com a união das entidades, por meio do Conselho. Tivemos os presidentes aqui presentes, onde fizemos um alinhamento lógico, de um pensamento único para discutirmos questões tão relevantes, neste momento que irá definir a gestão pública dos próximos quatro anos do nosso município. Foi uma reunião muito importante onde conseguimos nos organizar não só com ideias, mas também com a participação das entidades e dos respectivos candidatos. Temos um grupo de lideranças expressivas, voluntárias, que representam muitos setores da nossa economia e esperamos que essa união continue e se fortaleça cada vez mais”, avaliou Rita.

Voto consciente

Durante a reunião também foi realizada a apresentação da Campanha ‘Voto Consciente’, desenvolvida pelo Observatório Social de Brusque, em parceria com a Unifebe e que tem o apoio das demais entidades integrantes do Conselho. A Campanha será divulgada em diversos meios de comunicação das entidades, de forma integrada, com o objetivo de despertar a consciência do eleitor, sobre a importância do processo democrático e da escolha dos candidatos, tanto para o Executivo como para o Legislativo. “A conscientização do voto é extremamente importante e nada melhor que termos essa campanha, que foi aprovada de forma unânime por todos. É importante votarmos com sabedoria e exercer nosso papel de cidadãos no dia 15 de novembro”, completou Rita.

Debate

Além do Painel e da entrega da Carta de Reivindicações, o tradicional Debate da entidade entre os candidatos à prefeito municipal também será outro momento importante.  O evento, realizado em parceria com o jornal O Município, acontece no dia 11 de novembro, às 19h, no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) e será transmitido ao vivo pelo portal e redes sociais do jornal, com compartilhamento nas redes sociais da ACIBr.

Devido à pandemia da Covid-19 esta edição do debate será adaptada ao formato virtual e poucas pessoas terão acesso ao teatro do CESCB, onde acontecerá a transmissão.

O presidente da OAB Brusque, Renato Munhoz, assim como as demais entidades integrantes do Conselho, avalia de forma extremamente positiva o momento de união das entidades em prol do diálogo com os candidatos, para que não só as instituições, mas a população possam conhecer melhor cada um deles na escolha do voto. “Essa união das entidades já vem sendo consolidada há quase uma década, com bastante ênfase, e isso traz um diferencial não só a nível do Estado, mas também em nosso país. Estamos muito otimistas diante do que conversamos hoje e para os próximos capítulos e ações. A OAB se fará presente inclusive como mediadora durante o Debate, em questões que possam gerar polêmica, no sentido de dirimir o direito de resposta e tudo mais. É uma satisfação e esperamos ter um pleito eleitoral tranquilo e que o melhor candidato seja efetivamente vencedor e que, acima de tudo, assuma compromissos com sua população e com as entidades locais que representam a sociedade”, enalteceu.  

Presença

Participaram da reunião o presidentedo Observatório Social de Brusque (OSBr), Claudemir Marcola, também gestor Executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL); o diretor Executivo do OSBr, Evandro Gevaerd; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Brusque, Renato Munhoz; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd; o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlösser; a reitora do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, Rosemari Glatz; a vice-presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), Onésia Liotto; o assessor jurídico da ACIBr, Dr. Osmar Peron Junior; o coordenador Núcleo Empresas Contábeis da ACIBr, Thiago Fischer; além de diretores da ACIBr.

Conselho das entidades

Integram o Conselho das Entidades de Brusque: Associação Empresarial de Brusque (ACIBr);

Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL); Observatório Social de Brusque (OSBr); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Brusque; Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest); Centro Universitário de Brusque – Unifebe; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMEBr); o Sindicato da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon); Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB); Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr); Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab); e Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec).

Publicidade
WhatsApp chat