23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasSaúdeConfira o Boletim Epidemiológico da dengue desta terça-feira (13)

Confira o Boletim Epidemiológico da dengue desta terça-feira (13)

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O programa de Combate a Endemias de Brusque registrou um novo caso autóctone de dengue nesta última quinzena. Trata-se de um morador do bairro Santa Terezinha. A equipe de agentes já realizou a aplicação do inseticida Cielo, num raio de 150 metros da moradia. Ao todo, este ano, o município já soma 43 casos da doença, sendo 27 contraídos na cidade e 16 importados.

Desde o início do ano foram contabilizados 1.157 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os bairros com maior número de foco permanecem: Santa Rita com 150, Centro com 127, Santa Terezinha com 90 e São Luiz com 83.

A equipe do laboratório de entomologia da Vigilância em Saúde já analisou mais de 37 mil larvas, sendo destas, 10.592 são de larvas do Aedes aegypti, coletadas em 477 armadilhas e 108 locais estratégicos, floriculturas, ferros velhos, borracharias e cemitérios. “A larva leva de sete a dez dias para se tornar mosquito. Depois de eclodir ele vive de 30 a 35 dias e neste período pode pôr cerca de 600 ovos. Por isso é tão difícil combater o mosquito”, explica a coordenadora do programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo.

“Por isso nós trabalhamos com orientação e eliminação de depósitos, para termos chances de reduzir a população de Aedes aegypti. O número de casos de dengue ainda é relativamente baixo em relação à nossa população total, porém precisamos da colaboração de todos para não aumentar o número de insetos”, finaliza Letícia.

Publicidade
WhatsApp chat