Hylário Zen deixa legado de dedicação à família e ao trabalho; entidades lamentam perda do industrial

Industrial faleceu de causas naturais, aos 91 anos, na noite desta quinta (15), em Porto Belo; junto com o irmão Nélson, há 60 anos criou a Zen S.A, depois empreendeu também em construção civil, hotelaria e cervejas artesanais; em 2014, foi condecorado pela FIESC com Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina

Outras notícias da semana

Samae informa falta de água em diversos bairros nesta terça-feira (24)

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) informa que o abastecimento de água para diversos bairros do município será comprometido,...

Operação ‘Bioma’ de combate ao tráfico de animais silvestres tem alvo investigado em Guabiruba

Na manhã desta segunda-feira, a Divisão de Investigação Criminal de Brusque - DIC, prestou apoio a "Operação Bioma" desencadeada pela Delegacia de Repressão a...

Vereadores aprovam orçamento de 2021 e projeto que proíbe som e bebidas alcoólicas nas praças públicas

Os vereadores aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 50/2020, de origem executiva, que “Estima a receita e fixa a despesa...

Aumento dos casos da Covid-19 foi tema principal da reunião da Câmara de Guabiruba

Na noite de terça-feira, 24, aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). ...

Dedicação à família e ao trabalho é o principal legado deixado pelo industrial Hilário Zen, sócio co-fundador da indústria Zen S.A, de Brusque, falecido na noite desta quinta-feira (15), aos 91 anos.

Hylário Zen, em 2014, durante a Outorga do Mérito Industrial de Santa Catarina, pela FIESC. (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprnesa-FIESC)

Em 2014, ele foi condecorado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o principal reconhecimento da indústria catarinense. “Ao lado do irmão Nélson, Hylário construiu um grande empreendimento industrial, que este ano completou 60 anos e se tornou líder mundial como fabricante independente de impulsores de partida”, disse presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Assista abaixo o vídeo de homenagem da FIESC divulgado na oportunidade da outorga da Ordem do Mérito Industrial de SC, em 2014.

“Primeiro vem a família e o amor à família faz com que a gente tenha sucesso no trabalho”, disse Zen, em entrevista ao Canal X, explicando a principal motivação de sua vida. Aos 14 anos começou a trabalhar na indústria Renaux e queria se dedicar à área mecânica. Por isso, aos 22 anos, em busca de aperfeiçoamento se transferiu a São Paulo para onde convidou também o irmão Nélson.

Ainda na capital paulista, em 1960, os dois eram funcionários de empresas diferentes e um dia Nélson comentou que seu patrão não queria produzir uma determinada peça para aparelhos de rádio, por causa da complexidade da tarefa. Os irmãos Zen assumiram o desafio, de onde surgiu a indústria Zen. Três anos mais tarde, eles começaram a produzir impulsores de partida, que se tornaria o principal produto de sua indústria. Em 1973, a empresa se transferiu para Brusque, a terra natal dos sócios. Hoje a empresa possui mais de mil colaboradores, exporta para 60 países, produz mais de 15 milhões de componentes por ano e possui um portfólio de mais de 2 mil itens. Além desse empreendimento, Hylário investiu na construção civil, em hotelaria e na produção de cervejas artesanais. 

Como liderança empresarial e da sociedade, Zen se tornou também presidente da Associação Empresarial no quadriênio 1993/1996 e prefeito de Brusque, de 1997 a 2000. Ele faleceu de causa naturais, em sua residência em Porto Belo. O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, decretou luto oficial de sete dias.
“Brusque perde uma personalidade que fez parte da história da cidade e que contribuiu muito para o seu desenvolvimento, como prefeito e empresário visionário. Sempre atuante nas entidades das quais fez parte, inclusive no Sindicato das Indústrias Metalmecânicas”, disse o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer. “Lamento a perda de um grande empresário e pessoalmente, também, de um grande amigo”, acrescentou.

Nota de Pesar – ACIBr

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) lamenta profundamente o falecimento do empresário, ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo da entidade Hylário Zen, na noite de quinta-feira, 15 de outubro.

Zen era natural de Brusque, co-fundador da empresa Zen S.A, que em maio deste ano celebrou 60 anos, e também fundador do Hotel Monthez. Além disso, foi prefeito de Brusque eleito em 1996, para a gestão 1997-2000.

Como presidente da ACIBr na gestão 1993-1996, Zen promoveu o associativismo e defendeu importantes bandeiras em prol do desenvolvimento da cidade e região. Da mesma forma, deu continuidade ao projeto de criação dos Núcleos Setoriais da ACIBr, iniciado em 1992, e que contribuiu para o desenvolvimento das empresas como também para o crescimento e fortalecimento da própria associação. Em sua gestão, os encontros da diretoria também passaram a ser semanais, prática adotada até hoje pela entidade, que estreita laços entre seus integrantes e promove importantes diálogos.

Em outubro de 2017, durante a solenidade de aniversário de 83 anos da entidade (foto abaixo), Hylário Zen foi um dos ex-presidentes da ACIBr agraciado com uma placa comemorativa diante dos anos que se dedicou à gestão e inúmeros assuntos da entidade.

Hylário Zen se despede deixando um grande legado e entra para a história não apenas no ramo empresarial, mas também para toda a sociedade brusquense por todo o seu envolvimento, voluntariado e dedicação em prol de diversas causas.

Que seu exemplo inspirador de trabalho, dignidade, simplicidade, bondade, coragem e perseverança, continue vivo em nossas memórias e corações.

À esposa e companheira enlutada, dona Evelina Zen, os filhos, netos e demais familiares, os mais sinceros sentimentos de toda a Diretoria, integrantes do Conselho Deliberativo, associados e colaboradores da ACIBr. 

Nota de pesar – CDL Brusque

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) lamenta o falecimento do empresário Hylário Zen (92), ex-prefeito de Brusque. O falecimento ocorreu nessa quinta-feira, 15 de outubro, em sua residência em Porto Belo.

Além de ter sido prefeito de Brusque entre 1997 e 2000, Hylário também foi presidente da Associação Empresarial de 1993 a 1996.

Nossa entidade manifesta seu pesar e presta sua solidariedade aos familiares e amigos do senhor Hylário.

Nota de pesar – Observatório Social de Brusque

A equipe do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) lamenta a perda do ex-prefeito de Brusque, Hylário Zen, falecido nesta quinta-feira, 15 de outubro, de causas naturais em sua residência em Porto Belo.

Hylário foi eleito prefeito de Brusque em sua primeira candidatura. Visionário e empreendedor, ele também fundou na década de 1960 a Zen Indústria Metalurgia e a posteriormente a Zehn Bier.

“Lamentamos o falecimento do empresário e ex-prefeito de nossa cidade, com os votos de paz e solidariedade aos familiares e amigos enlutados”, diz a nota.


Últimas postagens

COVID-19: Boletim epidemiológico de 25 de novembro

Brusque registrou nas últimas 24 horas 213 novos casos de Covid-19. Agora, a cidade conta com 8.179 pessoas que já contraíram a doença. Deste...

Endorfina – Resultado de 25 de novembro de 2020

Torre de Chope do Sombreiro Choperia. De terça a sábado a partir das 18h, novo ambiente com um super cardápio e chope sempre gelado....

Polícia Civil prende homem por tráfico, posse de munição e com mandado em aberto

No início da tarde desta quarta-feira (25) policiais civis da Divisão de Investigação Criminal de Brusque, da Delegacia de Polícia da Comarca de Brusque...

Guabiruba implementa restrições após matriz de nível gravíssimo para Covid-19

Com a mudança da matriz de risco para gravíssimo em toda a região do Médio Vale, a Prefeitura de Guabiruba continua a seguir as...

Interligado – Resultado de 25 de novembro de 2020

Pizza grande 3 sabores (tradicionais) da Ramalhone Pizzaria, 100% Delivery entregue na sua casa. Ramalhone mais que uma pizza, uma verdadeira experiência...
Publicidade
WhatsApp chat