17.6 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasGeralCarta aberta do IAB apresenta demandas para os próximos prefeitos da região

Carta aberta do IAB apresenta demandas para os próximos prefeitos da região

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O presidenteIAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, do núcleo Brusque, Marco Teodoro Kohler, falou ao Jornal da Diplomata sobre a carta aberta do instituto destinada aos candidatos a prefeito e vice, além de vereadores, que disputam as eleições nos municípios da região, que compreendem a área de abrangência do núcleo.

De acordo com Marco, a proposta é prestar auxílios aos candidatos concorrentes, bem como servir de ferramenta para os novos gestores.

“Nossa preocupação é ajudar os candidatos e os que serão eleitos nestas questões que envolvem o interesse da comunidade nas demandas do urbanismo e arquitetura”, comentou. Desde a mobilidade urbana, projeções de obras públicas, preservação arquitetônica e ações de preservação ambiental, elencam os temas descritos na carta.

O IAB-SC também elaborou uma carta destinada aos candidatos.

Acompanhe a entrevista, em que Marcos comenta sobre os temas abordados na carta.

Carta

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina – Núcleo Brusque – é uma entidade que congrega Arquitetos e Urbanistas nas cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Major Gercino, Vidal Ramos, Leoberto Leal e Presidente Nereu, e representa-os junto aos poder públicos, órgãos paraestatais e outras entidades culturais ou técnicas.

Durante sua existência, o IAB-SC Núcleo Brusque tem buscado promover o desenvolvimento da cidade de forma ordenada e coesa, além da valorização dos seus profissionais em todos os campos de atuação. Neste ano de 2020, teremos eleições para prefeitos e vereadores.

O IAB-SC Núcleo Brusque visando instituir um diálogo sistemático e transparente com os gestores públicos eleitos na nossa região, busca contribuir com uma AGENDA PARA A ARQUITETURA E URBANISMO NAS CIDADES DE SANTA CATARINA, indicando diretrizes e projetos do interesse da sociedade e voltados para a atuação do profissional Arquiteto e Urbanista.

Nossa AGENDA elenca temas que julgamos imprescindíveis de enfocar na elaboração conjunta com sua campanha eleitoral e vê-las implementadas para garantir projetos e ações que promovam a melhoria da qualidade de vida em nossas cidades:

Tema 1 – Concursos Públicos de Projetos de Arquitetura e Urbanismo: disseminação e incorporação dessa modalidade de licitação para as obras públicas emblemáticas nos municípios da região, mantendo a execução fiel ao projeto ganhador e, em caso de reforma ou necessária modificação do projeto, que seja convocado novo concurso público.

Tema 2 – Preservação da Memória Urbana e Arquitetônica: atuar na elaboração de planos e projetos para a preservação paisagística, urbanística e arquitetônica da cidade. Especialmente na cidade de Brusque, concluir a revisão do inventário e do catálogo de patrimônio da cidade.

Tema 3 – Planejamento e Gestão Urbana: implementação dos instrumentos jurídicos e urbanísticos previstos no Estatuto da Cidade e com Planos Diretores e Planos Intermunicipais, buscando o desenvolvimento ordenado dos municípios; além do levantamento de dados para elaboração de uma gestão urbana eficiente, em todos os municípios da região.

Tema 4 – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS): cumprimento da Lei federal 11.888/2008 em todos os municípios, promovendo a regularização fundiária e a implantação de moradia social com a participação ativa de arquitetos e urbanistas.

Tema 5 – Gestão Pública Eficiente: Ampliação e qualificação dos processos de gestão democrática e controle social nas políticas públicas municipais com a participação do arquiteto e urbanista, valorizando o profissional desde profissionais autônomos até os lotados em organismos públicos, com salários dignos e capacitação técnica.

Tema 6 – Gestão Ambiental: planejar o desenvolvimento da cidade preservando o meio ambiente, através de obras sustentáveis; melhoria da infraestrutura urbana e do saneamento básico; manejo sustentável do lixo e esgoto fomentando a despoluição dos rios e ribeirões.

Tema 7 – Mobilidade Urbana: Elaboração e implantação de Planos de Mobilidade com desenvolvimento de diferentes modais, principalmente a bicicleta e os transportes públicos, dando ênfase especial aos pedestres.

Tema 8 – Implantação das ODS: Integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030) no desenvolvimento e ações das políticas públicas; através da disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento; acesso à energia limpa e tornando as cidades seguras, resilientes e sustentáveis. Neste sentido, convidamos o(a) Sr(ª) Candidato(a) a manifestar seu interesse na reflexão e no desenvolvimento conjunto dos tema elencados, declarando seu interesse e compromisso público para sua implementação e, caso eleito(a), o IAB/SC Núcleo Brusque se coloca como um importante parceiro a contribuir com mais detalhes para a implementação desses compromissos. Cumprimentando-o cordialmente e desejando sucesso no próximo pleito. IAB/SC Núcleo Brusque Gestão 2020-2022

Publicidade
WhatsApp chat