15.4 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasAção Social Paroquial São Luís Gonzaga ganha prêmio arquidiocesano

Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga ganha prêmio arquidiocesano

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Um contraste de 2020, ano atípico, quando o mundo parou em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19. De um lado, a Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga, com seu estoque baixo de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza. De outro, uma fila expressiva, formada por pessoas desempregadas ou com salários reduzidos, em busca de um reforço para o sustento da família. Neste contexto de necessidade e de distanciamento social, nasceu o “Drive Thru do Bem” que, na noite desta terça-feira, 17 de novembro, foi reconhecido e premiado pela Arquidiocese de Florianópolis, durante a 7ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues.

PE. Diego Martins e Ass. Social Patrícia Antonietti recebem o prêmio em Florianópolis. (Foto: Divulgação/Paróquia São Luís Gonzaga)

“Agradeço a Deus por esta obra social que é uma ação evangelizadora, fruto da generosidade de tantas famílias que se unem na doação e se tornam sinal da providência de Deus na vida daqueles que pouco ou nada têm. Este prêmio é a expressão de que estamos realizando um trabalho digno e respeitoso, agora reconhecido como obra assistencial de destaque na Arquidiocese de Florianópolis”, comemora o pároco, padre Diomar Romaniv.

Pároco Pe. Diomar Romaniv fala sobre o assunto

Outras três Ações Sociais eram finalistas do prêmio, atuantes em paróquias de São José, Itapema e Itajaí. Já a Paróquia São Luís Gonzaga, no ato representada pelo padre Diego Martins e pela assistente social, Patrícia Antonietti, recebeu das mãos do pároco e reitor da Catedral Metropolitana, padre David Antônio Coelho, o troféu do Prêmio Dom Afonso Niehues e um cheque de R$ 7 mil que, conforme previsto em edital, deve ser revertido integralmente em assistência social.

“É um trabalho importante que fazemos em prol de quem precisa, sempre com muito carinho e dedicação. É gratificante o reconhecimento e a divulgação de nossa Ação Social na Arquidiocese”, detalha a assistente social, Patrícia Antonietti.

Os recursos do prêmio integram o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, constituído pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica que, este ano, ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro.

“A maior graça que Deus nos dá é de poder amar como Ele ama e servir ao próximo como Jesus serve a sua Igreja. Nosso único prêmio é poder servir, já que Deus ama quem dá com alegria. Quando nos colocamos a serviço somos verdadeiros discípulos e testemunhas de Jesus, que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir, resgatar e dar a vida. Poder fazer algo pelo próximo já é a recompensa que recebemos do Senhor”, ressalta o vigário geral da Arquidiocese de Florianópolis, padre Vitor Galdino Feller, que também comemorou os 60 anos de fundação Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Drive-Trhu

Em maio de 2020 foi realizada a primeira edição do Drive-Trhu do Bem, uma iniciativa do Movimento de Emaús, que acabou recebendo apoio de outras pastorais. Neste sábado, 21 de novembro, das 8h às 15h ocorre mais uma etapa do projeto, no estacionamento da igreja Matriz. Atendendo todas as regras de saúde, segurança e prevenção da Covid-19, no local é feita uma delimitação por onde passam apenas os carros participantes da campanha. Quando os alimentos estão no porta-malas ou no banco traseiro, não há nem mesmo o contato com o motorista, já que os voluntários retiram a doação de dentro do automóvel.

Em cada edição, o projeto costuma receber a visita e o apoio da Vigilância Sanitária, que reforça as medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscaras e a higiene permanente das mãos com álcool gel. Já a comunidade, por sua vez, também marca presença e demonstra sua solidariedade em toneladas de mantimentos doados, com a confiança de que eles chegarão às mãos e às mesas de quem mais precisa.

Sobre o Prêmio

Dom Afonso Niehues nasceu em São Ludgero, em 23 de agosto de 1914 e faleceu em Brusque, no dia 30 de setembro de 1993. Foi Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis de 14 de agosto de 1965 até 23 de janeiro de 1991. Em 1966, Dom Afonso Niehues, começou a formar o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, ativando diversos setores, entre eles o das Pastorais Sociais, mas especificamente a Ação Social Arquidiocesana (ASA). Como primeiro presidente da ASA, Dom Afonso Niehues incentivou a formação de Ações Sociais Paroquiais para desenvolver atividades visando despertar a consciência para as questões sociais, intervir e transformar a realidade das comunidades mais empobrecidas.

Por isso, o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, busca manter viva a chama da misericórdia, da esperança e da solidariedade de Dom Afonso, que hoje está presente nos diversos trabalhos sociais que são realizados nas paróquias da Arquidiocese de Florianópolis.

Publicidade
WhatsApp chat