Diretora do Detran-SC visita nova unidade da Ciretran, no River Mall

Delegada Sandra Mara Pereira conheceu a segunda unidade da Ciretran, que oferece desde terça-feira (5) amplo horário de atendimento, acessibilidade, estacionamento e facilidade ao público que mora nas imediações do River Mall

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Utilidade pública

Desde às 9h de terça-feira, 5 de janeiro, Brusque tornou-se o segundo município de Santa Catarina e o primeiro na área das delegacias regionais, depois de Florianópolis, a contar com a descentralização dos serviços de trânsito da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), da 17ª Delegacia Regional de Polícia.

O novo espaço fica localizado no interior do shopping River Mall, na Avenida Otto Renaux, bairro São Luiz.

Atendimento ao público ocorre das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço. (Foto: Diplomata FM).

O atendimento já ocorre, desde então, das 9h às 18h, de segunda a sexta feira, oferecendo os serviços relativos à carteira de habilitação, veículos e multas. Neste primeiro momento não haverá necessidade de prévio agendamento, bastando o cidadão comparecer ao local, onde há, inclusive, estacionamento gratuito.

Visita

Quem esteve em visita para conhecer as instalações da nova unidade na manhã desta quarta-feira (6) foi a diretora do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Delegada Sandra Mara Pereira. Em entrevista ao Jornal da Diplomata, a diretora do órgão de trânsito destacou que Brusque é a segunda cidade do Estado a implantar o processo de descentralização no atendimento da Ciretran, depois da capital. “Nossa intenção é a descentralização por dois aspectos: um é a mobilidade urbana, para evitar muitos deslocamentos  e também a acessibilidade e aqui, neste novo local, há uma acessibilidade que o outro endereço não tem. Hoje o brusquense tem mais um ponto de atendimento da Ciretran”.

Delegada Sandra Mara Pereira e o Delegado Regional Fernando de Faveri. (Foto: Diplomata FM)

Descentralização

Nos dois primeiros dias de atendimento, e ainda em período de adaptação, o novo endereço já tem recebido um número considerável de usuários, tendo em vista que em Brusque, há uma média de 300 pessoas atendidas por dia no setor. “Esta é uma parceria público-privada e nós, como liberais que somos, incentivamos e estimulamos isso. Esse contrato não gerou custos para o Estado, foi publicado no Diário Oficial em uma parceria e estou muito feliz. Vim muito satisfeita aqui e feliz, porque meu colega [Fernando de Faveri] é o primeiro Delegado Regional, que depois da capital – onde não há Delegado Regional, entrega este espaço à população”, salienta.

A proposta piloto em Santa Catarina, desenvolvida no interior do Shopping Iguatemi, na capital, é vista com bons olhos pelo órgão e facilitou a vida dos moradores da Ilha. “Verificamos que de 37% a 40% da movimentação do Detran, no Estreito, era da Ilha, por isso abrimos um ponto lá. E isso também foi observado aqui em Brusque, em levantamento feito pela Delegacia Regional”, observa a delegada.

Toda a negociação para executar a proposta de instalação do novo espaço da Ciretran no River Mall, em Brusque, foi acompanhada pela auditoria executiva do Detran, num processo que, apesar das burocracias necessárias, ocorreu de forma célere, como observa o delegado Regional, Fernando de Faveri. “2021 começa muito bem para nós, com todo esse apoio do Detran, e a população de Brusque agora pode contar com esse novo espaço de atendimento. Me recordo quando estive ano passado no Shopping Iguatemi para um almoço e ali foi o primeiro momento que notei o Detran no interior do shopping e pensei: por quê não em Brusque? Depois disso fomos atrás de todo procedimento administrativo pelo qual isso se faz necessário”, lembra o delegado.

Hoje, Brusque possui uma frota de mais de 110 mil veículos para uma população de quase 140 mil habitantes, uma frota altíssima para o número populacional. Mas não foi apenas este critério levado em consideração para a instalação da nova unidade. “Como todos sabem, temos problemas de acessibilidade no espaço da rua Pedro Werner, como acesso a banheiros, o andar superior, onde não temos elevador, o acesso é pela escada em uma construção antiga. Então, tudo isso motivou que fôssemos atrás deste espaço, disponibilizamos para vários locais da cidade e acabou dando certo no Shopping River Mall”, explica o Delegado Regional.

A sede da Ciretran, situada na Rua Pedro Werner, Centro, permanecerá atendendo à população entre 12h e 18h, de modo a possibilitar mais de uma opção de local de prestação dos serviços.

Novidade 

Conforme o delegado Fernando de Faveri, a Ciretran coloca à disposição do público em geral, incluindo profissionais como advogados e despachantes, o número de WhatsApp para atendimentos, voltados para sugestões, críticas e dúvidas dos serviços relativos ao Ciretran: (47) 9 9744-0611.

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