20.7 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasCulturaMinidocumentário retrata a vida de Euwaldo Habitzreuter, protetor da Villa Quisisana, no...

Minidocumentário retrata a vida de Euwaldo Habitzreuter, protetor da Villa Quisisana, no coração de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Quem já passou pela rua Rodrigues Alves ou aos fundos, pela Paes Leme, e nunca ficou admirado com a imponente e misteriosa Villa Quisisana? A residência está localizada no coração da cidade, bem próximo à Escola de Educação Básica Feliciano Pires, e está conectada com a história de Brusque em todos seus anos de existência.

O local, que teve sua construção iniciada em 1932, já foi fonte de muitos trabalhos, pesquisas, e resgate histórico da cidade e o mais recente, e bastante preciso em imagens do interior da Villa, é o do produtor audiovisual Adilson Vohs Junior.

Euwaldo Habiztereuter trabalha na casa há 65 anos. (Foto: Adilson Vohs Junior)

Seu Euwaldo começou a trabalhar na Villa em novembro de 1955. São 65 anos de vida dedicada ao local. “A profissão minha aqui era como jardineiro e de cuidar da casa”, lembra o protetor da Villa, como é carinhosamente chamado na produção audiovisual e que leva o título da obra.

“25 anos de bicicleta eu vinha para cá sempre. Dez quilômetros lá da minha casa até aqui. Às 6h30 eu estava aqui dentro”, recorda.

Seu Euwaldo é avô da Aline Westphal, namorada de Adilson, produtor do vídeo. “Pensei em porquê não gravar um vídeo retratando os 65 anos de profissão dele, completos em novembro de 2020. Junto a isso, quis mostrar e matar um pouco da curiosidade da casa aos brusquenses”, conta.

Captar alguns detalhes da Villa para Brusque e região foi motivo de orgulho, como define o produtor. “Não só em mostrar a casa para quem sempre teve curiosidade de entrar e olhar um pouco dos cômodos, como é a estrutura interna, a parte externa, enfim, mas também retratar essa história rica e cheia de fatos do seu Euwald, pois muitas pessoas passam ali na frente, e não imaginam que tem uma pessoa que se dedicou a vida inteira em prol da família Buetnner e em prol de manter a casa sempre limpa, arejada, com jardim florido e tudo mais. São filmes assim que me enchem de alegria e me dão vontade de sempre seguir em frente na área audiovisual”, revela.

Adilson explica que a produção foi feita em uma quente tarde de sábado, com a presença de todos os filhos e esposa do seu Euwald. “Ela não ia na casa há anos, então foi um momento que conseguimos reunir todos os filhos na casa que ele sempre trabalhou”.

Até o final da manhã desta quarta-feira, 3 de fevereiro, o vídeo já possuía quase 350 compartilhamentos no Facebook.

Vídeo: O Protetor da Villa

Sinopse

Na misteriosa mansão no centro de Brusque (SC) há o senhor Euwaldo, um simpático jardineiro cheio de histórias para contar. São 65 anos de profissão totalmente dedicadas a Família Pastor e a Villa Quisisana, sua trajetória se funde com a casa, com a família e com Brusque.

Ele que cuida da mansão e do jardim é história viva a ser retratada.

Neste mini-documentário quis mostrar um pouco da história de vida e dedicação do Sr. Euwaldo, e também desmistificar de como é a misteriosa mansão por dentro.

A Villa Quisisana é uma casa da Família Pastor construída entre 1932 e 1934. Ali residiram os fundadores da Indústria Buettner, conhecida nacionalmente por produtos têxteis de qualidade.

Link do Youtube:  https://youtu.be/PIZQ9-S2aXo
Link do Facebook:  https://www.facebook.com/1049298934/videos/10221930893515334/

@vohs.creative no Instagram.

Durante a gravação do material. (Foto: Aline Westphal)
Publicidade
WhatsApp chat