24.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasEsportesBrusque Basquete/FME estreia nessa terça-feira (23) no Campeonato Brasileiro da CBB

Brusque Basquete/FME estreia nessa terça-feira (23) no Campeonato Brasileiro da CBB

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A tradição do Brusque Basquete mais uma vez estará presente numa competição do basquete nacional. Até o fim desse mês, de 23 a 27 de fevereiro, a equipe do técnico Abdala Salomão faz os jogos do turno do Campeonato Brasileiro da CBB. Pela Conferência Hélio Nunes, a chave B da competição, a equipe terá pela frente desafios contra o Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Basquete Joinville e União Corinthians (RS). Os jogos ocorrem em Ponta Grossa (PR). Já o returno será disputado em Brusque, no fim do mês de março. Todas as partidas são transmitidas pela CBB.

Com a edição de 2021, essa será a sétima vez consecutiva que o Brusque Basquete vai representar a cidade e o estado de Santa Catarina no cenário nacional. O feito é comemorado pelo presidente da equipe, Zurico Frota. “Isso mostra a seriedade do projeto do basquete de Brusque. Aqui fazemos basquete por amor e isso nos faz alcançar grandes resultados, aliado a competência e qualidade dos nossos atletas”, diz.

Em 2019, na última edição, o time brusquense acabou na quarta colocação, feito bem avaliado pelo mandatário do time. “Para esse ano, montamos uma equipe jovem e bastante aguerrida”, destaca Zurico.

Ele lembra que, em função da pandemia, o torcedor não poderá acompanhar a equipe em quadra, mas ressalta que todos os jogos terão transmissão ao vivo. “Queríamos o torcedor ao nosso lado, mas, já que não é possível, pedimos para que nos acompanhem nas redes sociais e nos mandem aquela energia positiva”, comenta.

Juventude e experiência

Para a competição, o time brusquense mantém uma base já conhecida com jogadores como os alas/pivôs Emílio e Durval, os pivôs Finão e Raul, além do armador Kevin. Novos reforços também chegaram como o armador Arthur, que veio do Tijucas após jogar o Campeonato Carioca; o lateral Matheus, formado no Palmeiras; e o armador João que veio de Franca, uma das principais escolas do basquete brasileiro.

Também chega ao Brusque o pivô André que passou pela equipe de Limeira nas categorias de base e atuou no juvenil do time de Rio Claro. “Estamos apostando em jogadores novos, mas que já demonstraram muito potencial em outras equipes”, destaca Zurico.

No banco de reservas, o time também terá novidades. O experiente treinador Abdala Salomão, que fez carreira como atleta no basquetebol paulista e depois no comando de equipes do Norte e Nordeste faz a sua estreia numa competição à frente do time brusquense. “A expectativa é muito grande. A equipe manteve 50% de atletas remanescentes da última temporada. Está chegando uma garotada nova, é uma equipe jovem que vai dar trabalho aos adversários”, diz.

Regulamento
O Brasileirão terá 12 equipes, de seis estados, e o torneio terá ao todo 80 partidas. Na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.

O Brusque Basquete participa do Brasileiro CBB com apoio da Federação Catarinense de Basketball e Trimania. A equipe conta ainda com o apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes, e tem como patrocinador máster a Aradefe Malhas.

Publicidade
WhatsApp chat