Na próxima segunda-feira (1º) vai ser aberta agenda para vacinação contra covid-19

Podem agendar profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios

Outras notícias da semana

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima semana o agendamento on-line para a vacinação da covid-19 para profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Os interessados têm do dia 01 até o dia 04 para agendar a vacinação.

Para isso, os profissionais devem acessar o site: htps://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/ A vacinação ocorrerá no Centro de Vacinação UNIFEBE. Só serão vacinados profissionais que realizaram o agendamento. No dia da vacina é obrigatório a apresentação da comprovação de vínculo ativo do trabalhador/estudante com o serviço de saúde, CPF e cartão Nacional do SUS. É importante levar a carteira de vacinação.

Vale ressaltar que a quantidade de vacinas fornecidas pelo Estado ainda não contemplará 100% desse grupo. É importante que os profissionais que não conseguirem agendar nesse momento aguardem nova abertura de agenda de acordo com a disponibilidade de novas doses. Até o momento foram vacinados 53% desses profissionais.

Assintomáticos da covid-19 podem fazer testagem rápida na UBS do Centro

A Unidade de Saúde do Centro passou nesta semana a ser o Centro de Testagem e Orientações para Pacientes Assintomáticos da covid-19, ou seja, aqueles que necessitarem fazer o teste rápido do novo coronavírus podem se dirigir até o local. Além da testagem, os pacientes recebem tratamento precoce.

A diretora-geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira, explicou sobre a ação. “ Com a covid a gente tem uma parcela de pessoas maiores de 18 anos que não pegaram a doença e nem mesmo receberam a vacina, então, a nossa estratégia é fazer o teste rápido no paciente e, caso ele não apresente nenhum tipo de antígeno e nem anticorpo, a gente já entra precocemente com o tratamento com zinco, vitamina D e posteriormente com ivermectina, a ivermectina nós não começamos ainda, mas a vitamina D e o zinco o paciente já está recebendo,” disse.

Pereira esclareceu o objetivo da ação. “Então assim, uma preocupação muito grande é a gente fortalecer o sistema imunológico das pessoas que não pegaram, para que se evite mesmo a doença. Eu acho que a gente tem atacado as pessoas infectadas com todas as nossas estratégias, mas também, a gente tem que se preocupar com o paciente que ainda não pegou a covid-19. Então, aquele que não é vacinado, maior de 18 anos e que não pegou a covid, ainda pode se dirigir ao centro de triagem para assintomáticos, é um centro de testagem somente para paciente assintomáticos, porque o sintomático ele tem que ir no CT o protocolo é totalmente diferente, mas o assintomático vai ter a chance de fazer o teste e não tendo nenhum tipo de imunidade ele vai receber de imediato a medicação precoce para fortalecimento da imunidade,” destacou.

O atendimento funciona das 8h às 12 e das 13h às 17h, e atua na linha de testagens rápidas diagnóstica. A UBS Centro fica na rua Riachuelo, 10.

Últimas postagens

Publicidade
WhatsApp chat