Secretaria de Saúde amplia atendimento de urgência e emergência para quadros leves em Brusque

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza para toda a comunidade uma nova opção de atendimento de saúde, para quadros leves de urgência e emergência. Trata-se da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Maluche, que atende das 8h às 20h.

UBS Maluche. (Foto: Secom Brusque)

Outra opção, é o Hospital Dom Joaquim, que atende das 7h às 22h em dias de semana e 24h nos fins de semana.

“Criamos um novo fluxo de atendimento e clamamos a população pela utilização correta do sistema público de saúde. A partir de agora, ofertamos para a população não covid e não sintomática respiratória o acolhimento na UBS do Maluche”, explica a diretora-geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira.

De acordo com ela, devem procurar o local pacientes que apresentarem, por exemplo, dores de cabeça, diarréia, cólica renal, entre outros sintomas.

A intenção da Secretaria de Saúde é diminuir o número de atendimentos no Hospital Azambuja, para que a equipe possa se dedicar ao atendimento de pacientes com quadros clínicos graves, pacientes que chegam trazidos por ambulâncias e os quadros graves dos positivos para Covid-19.

“No Azambuja neste momento encontramos a superpopulação de pacientes Covid. Lá encontram-se pacientes em estado crítico e esses têm sim que procurar o hospital. Pedimos que a população não vá a unidade hospitalar, a não ser em casos extremos, até para não se contaminar”, acrescenta a diretora.

Vale lembrar que pessoas com sintomas respiratórios e quadros gripais, com suspeita de Covid-19, devem procurar o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, localizado no Pavilhão da Fenarreco, que nos últimos dias aumentou em mais de 300% o número de atendimentos de crianças e adultos.

Já para quem está saudável ou assintomático, a Secretaria de Saúde disponibiliza testagem e a distribuição de medicação profilática (vitaminas C e D e zinco) na UBS do Centro, localizada na rua Riachuelo.

Confira abaixo os horários e a forma de atendimento em Brusque:

Hospital Azambuja (24 horas):

Atendimento para pacientes com quadro clínico caracterizado como urgência e emergência; Atendimento presencial a vítimas graves com sintomas respiratórios suspeita Covid-19;Atendimento referência para ambulâncias; Atendimento referência para Partos e Obstetrícia.

Hospital Dom Joaquim (7h às 22h durante a semana e 24 horas nos fins de semana e feriados)

Atendimento para pacientes com quadro clínico estável, caracterizado como queixa conduta exceto aos sintomáticos respiratórios; Interação retaguarda para pacientes não covid, quando evidenciada a lotação dos leitos Covid do Hospital Azambuja.

UBS Maluche (8h às 20h)

Atendimento para pacientes com quadro clínico estável, caracterizado como queixa conduta, exceto aos sintomáticos respiratórios.

Centro de Triagem (7h às 19h)

Atendimento para pacientes adulto e infantil, exclusivamente para sintomáticos respiratórios.

UBS Centro (8h às 12h e das 13h às 17h)

Centro de Testagem e Orientações para pacientes assintomáticos, com entrega de medicação profilática.

Unidades de Saúde abertas (8h às 12h e das 13h às 17h)

Atuantes no atendimento de urgência e emergência, atenção à gestação, atendimentos em odontologia e vacinação de rotina.

Compartilhar

Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Relacionados

Responsável pelo IBGE em Brusque fala sobre início de Censo 2022

A população brasileira começou a ser recontada, de forma...

Manhã Mais – Resultado de 08 de agosto de 2022

Vale de R$250,00 compras no Fecha Loja, da Traço...

Previsão de 08 de agosto

Previsão de 08 de agosto.

Obituário do final de semana, de 6 a 8 de agosto

SC Convênios - Faleceu às 4h de sábado (6),...
WhatsApp chat