Defesa Civil divulga aviso meteorológico com possibilidade de temporais isolados

Alerta é para a tarde desta terça-feira (9) e a madrugada de quarta-feira (10)

Outras notícias da semana

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico, emitido pela Defesa Civil Estadual, nesta terça-feira (09), com a possibilidade de temporais isolados para a tarde desta terça e a madrugada de quarta-feira.

Conforme a previsão, uma área de de baixa pressão atmosférica associada ao aquecimento e disponibilidade de umidade provocam temporais. Além disso, não se descarta a possibilidade de acumulados altos volumes de chuva em curto espaço de tempo, com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento.

O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki, falou da previsão para a cidade. “Em Brusque, a tendência é que aconteça temporais isolados com chuvas significativas em curto espaço de tempo com acúmulos que podem ultrapassar os 45 mm, isso começando a partir das 11h desta terça (09). Com isso, é importante que as pessoas que moram próximas a cursos de água ou locais que costumam alagar fiquem atentas, e as que moram em locais perto de barrancos, cuidar com os deslizamentos, e evitar o tráfego em regiões alagadas,” disse.

Recomendações

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Fique atendo à inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência e ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Últimas postagens

Publicidade
WhatsApp chat