21.1 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasParóquias iniciam tempo de Primeira Comunhão na Forania de Brusque

Paróquias iniciam tempo de Primeira Comunhão na Forania de Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Já iniciou nas paróquias que formam a Forania de Brusque das igrejas católicas o período da Primeira Comunhão, tempo em que as crianças recebem o sacramento da Eucaristia pela primeira vez.

Ao todo, cerca de mil crianças farão a Primeira Comunhão nas sete igrejas que formam a Forania de Brusque da Arquidiocese de Florianópolis. Vale ressaltar que a Paróquia de Águas Claras, Dom Joaquim e Guabiruba adiaram as celebrações para o segundo semestre por conta da pandemia.

De acordo com o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Padre Diomar Romaniv, ocorrerão sempre aos sábados e domingos as celebrações de Primeira Comunhão das crianças que estão em processo catequético. As celebrações ocorrem agora porque, neste processo, é orientado que as mesmas aconteçam no Tempo Pascal, em sintonia com o ano litúrgico.

No ano passado, isso não foi possível diante dos decretos que proibiam a realização dos sacramentos, como Primeira Eucaristia e Crisma, e que foram celebrados somente em setembro, outubro e novembro de 2020. Ainda conforme o pároco, cada criança que vai receber a Eucaristia pela primeira vez poderá levar um número especifico e restrito de convidados, que já receberam convites antecipadamente. Os familiares e convidados que forem à celebração terão que entregar o convite na porta da igreja.

Protocolos

Ainda conforme o pároco, a respeito dos protocolos da igreja para receber o público, segue o que já vinha sendo adotado desde abril do ano passado para as celebrações: a família senta em um único banco, junto da criança que ficará na ponta do banco. Demais familiares em outros bancos. Todos assim permanecem durante toda a celebração, apenas no momento de receber a Eucaristia é que a criança levantará e após comungar volta para seu lugar.

Celebrações de Primeira Comunhão nas paróquias da Forania

Paróquia São Luís Gonzaga (Centro) – A Paróquia São Luís Gonzaga inicia o tempo de Primeira Comunhão neste final de semana, com as comunidades Cristo Rei, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida e Santa Paulina. As celebrações serão realizadas até o dia 2 de maio. Serão 358 crianças que receberão o sacramento.

Paróquia Santa Teresinha (Santa Terezinha) – Na Paróquia Santa Teresinha as celebrações já tiveram início. São cerca de 176 crianças que receberão o sacramento, sendo 72 somente na igreja Matriz.

Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Azambuja (Azambuja) – Em Azambuja, as celebrações de Primeira Comunhão iniciam neste final de semana, com 28 crianças da comunidade Santo Antônio, rua Nova Trento. Em seguida, no dia 24, serão 45 crianças do Santuário que receberão a Primeira Comunhão, totalizando 73 crianças em Azambuja.

Paróquia São Judas Tadeu (Águas Claras) – Em Águas Claras, a Primeira Comunhão será a partir de julho e iniciará na igreja São Judas Tadeu, tendo sequencia nas demais comunidades até a primeira semana de agosto. Serão cerca de 130 crianças que receberão o sacramento. Na Matriz, as celebrações foram divididas em dois dias para respeitar a capacidade permitida.

Paróquia Santa Catarina (Dom Joaquim) – Em Dom Joaquim, a igreja Santa Catarina e suas comunidades iniciarão somente a partir do último final de semana do mês de julho. O período foi adiado por conta da pandemia. A primeira celebração deve ocorrer no dia 25 de julho. Serão cerca de 150 crianças que farão a Primeira Comunhão.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Guabiruba) – As celebrações de Primeira Comunhão em Guabiruba foram adiadas para o segundo semestre, sem data para iniciar. Conforme a Paróquia, quando a cidade tiver uma situação mais amena em casos de Covid-19, divulgará datas para as celebrações.

Paróquia São José (Botuverá) – Botuverá inicia neste final de semana as celebrações de Primeira Comunhão, na comunidade do Lageado. No fim de semana seguinte será a vez de Águas Negras e a comunidade Matriz. No município, o número de crianças que receberão o sacramento é bastante reduzido de uma comunidade para outra.

Rito da Primeira Comunhão. (Foto: Divulgação/Ideia Comunicação Corporativa/Assessoria Paróquia São Luís Gonzaga)
Publicidade
WhatsApp chat