15.4 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioAgendaEventoLar Menino Deus comemora 25 anos de fundação

Lar Menino Deus comemora 25 anos de fundação

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A sexta-feira, 4 de junho, foi especial para o Lar Menino Deus que comemorou seus 25 anos de fundação. Para marcar a data foi realizada uma Missa em Ação de Graças presidida pelo pároco da Paróquia São Judas Tadeu, padre José Luiz de Souza, na capela do Lar.

Na oportunidade apenas moradores, colaboradores e alguns voluntários estiveram presentes, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. Em seguida foi realizado o sorteio dos ganhadores da Rifa Solidária de 2021 e também feito o corte de um bolo, alusivo à data.

História e missão

Fundado em 4 de junho de 1996, o Lar iniciou com uma família de Brusque que decidiu doar a casa, onde hoje fica a sede da instituição, para acolher pessoas com deficiência intelectual. Nos primeiros anos a entidade era mantida pelos próprios fundadores, que acolheram inicialmente 8 moradores. Desde então o Lar passou por muitas transformações, ampliou seus serviços e atualmente atende 10 pessoas que apresentam deficiência intelectual e múltipla, alguns como patologia base, outros como comorbidades, associadas à esquizofrenia, deficiência auditiva, autismo ou paralisia.

Lar Menino Deus. (Foto: Taiana Eberle)

A instituição tem como missão acolher essas pessoas que possuem alto grau de comprometimento e dependência e não possuem retaguarda familiar, visando promover continuamente a qualidade de vida das mesmas.

Além disso, o Lar conta atualmente com 25 colaboradores que diariamente prestam seus serviços para melhor acolher e atender os moradores da instituição. A entidade se mantém com doações, convênios, eventos beneficentes, bem como com sua campanha de telemarketing, contando sempre com a contribuição da comunidade de Brusque e região.

Missa

Durante a celebração da missa, o pároco falou sobre a liturgia de Ação de Graças, e da história de Tobias, que teve o pai curado de sua cegueira. “Nos resta pedir a Deus que nos cure também de nossas cegueiras e de tudo aquilo que impede a sociedade de ser mais amorosa, fraterna, menos egoísta, menos consumista, e mais humana. E agradecemos a Deus por esses 25 anos de caminhada do Lar, que acolhe tantas pessoas que são excluídas da sociedade e que aqui encontram acolhimento e muitos que se dedicam”, comentou.

(Foto: Elaine Cristina Schmitz)

Para ele, o sentimento que resume o trabalho do Lar Menino Deus e da própria liturgia apresentada é de gratidão. “Gratidão porque Deus age em nossas vidas de forma amorosa e bonita, e esse amor se expressa na atitude das pessoas, tanto de quem trabalha e serve, como quem ajuda esta instituição. E as pessoas que estão aqui precisam de caridade, amor e carinho. Nossa gratidão por tudo o que essa instituição já fez e por tudo o que ainda fará”, acrescentou.

Agradecimentos

Para a diretora do Lar, Helena Dias, alcançar 25 anos representa um trabalho contínuo, de muitos desafios e conquistas, sempre na busca de oferecer aos moradores qualidade de vida. 

“É com grande alegria que hoje celebramos esses 25 anos, de muitas lutas, desafios e superação, em especial neste último um ano e meio, por conta da pandemia. Ao mesmo tempo, é muito gratificante saber que vencemos a cada dia, com a ajuda de todos. Agradecemos muito a comunidade de Brusque, Guabiruba e Botuverá que é muito solidária e que sempre nos apoiou ao longo desses 25 anos, desde o início da nossa fundação, seja no telemarketing, nas rifas ou nas festas e demais ações. E graças a nossa sociedade que conseguimos manter a instituição de portas abertas. Além disso, o sentimento de gratidão também é a todas as pessoas que já integraram as diretorias do Lar ao longo desses anos, da mesma forma que os nossos colaboradores, os que estão aqui hoje e os que já passaram por aqui também. Através da ajuda dessas pessoas conseguimos atingir nosso objetivo: que é dar amor, carinho, conforto, dignidade e qualidade de vida a todos os moradores do Lar”, declarou.

Ganhadores Rifa Solidária 2021

Após a missa também foi feita a divulgação do sorteio da Rifa Solidária deste ano da entidade. O primeiro prêmio, uma TV 32″ foi para Henriqueta Contabilidade. O segundo prêmio, um Kit Spa teve como ganhador Estrucon Engenharia e Construções. O terceiro prêmio, uma bicicleta, foi para Eduan Moreton Kohler. Já o ganhador do quarto prêmio, foi HJ Malhas que levou um forno elétrico. O último prêmio, um tablete, teve como ganhadora Giovana Karsten Tamanini.

Ao todo, foram vendidas 265 listas, com 20 números cada, no valor de R$ 5, totalizando R$ 26.500,00 em prol do Lar. “Todas as nossas ações são planejadas com metas e na Rifa deste ano conseguimos superar o que tínhamos proposto. E estamos muito felizes com esse feito, pois este valor em especial irá auxiliar nas nossas despesas, já que principalmente no início do ano temos queda em nossas arrecadações. Além do que, cada número e lista comprada é uma pessoa que nos ajuda e que faz parte da nossa história. Então agradecemos a todos, de coração por cada um que contribuiu”, completou a diretora.

Festa

Por conta da pandemia, este ano o Lar Menino Deus realiza mais uma importante ‘Ação Solidária’, que será realizada no lugar da tradicional festa da entidade. O evento acontece no dia 31 de julho, no Salão da Paróquia São Judas Tadeu, em Águas Claras. Na oportunidade será realizada a venda de galeto, cachorro quente e cucas, para retirada no balcão ou no sistema drive thru, como em 2020. “Como não podemos fazer bazar e roda da fortuna, também vamos ter a ‘Sacola Solidária’, onde as empresas que têm confecções poderão fazer doações, que serão vendidas para quem quiser comprar e contribuir com a arrecadação do nosso evento. E temos certeza que a comunidade de Brusque, mais uma vez, irá colaborar com essa ação em prol do Lar”, enfatiza Helena.

Registro especial

Outro momento especial que integra as comemorações do Lar foi o ensaio fotográfico realizado com os moradores e colaboradores, no dia 2 de junho. A fotógrafa Elaine Cristina Schmitz, que está à frente do projeto ‘Empoderadas pela Fotografia’ foi a responsável pelo registro, que eternizou sorrisos e olhares especiais de toda a ‘família’ da entidade. “Fotografar o Lar foi uma experiência incrível, diferente de tudo o que já vivi na fotografia. Ver a alegria deles, o brilho no olhar de cada um, a inocência, o acolhimento e o carinho de todos os moradores, foi incrível. Da mesma forma, as pessoas que atuam aqui, que se dedicam, têm muito amor pelo que fazem. Foi um ensaio maravilhoso e saio daqui transformada, com certeza de que quero participar de mais ações em prol da instituição”, relatou.

Além disso, um vídeo institucional também está sendo produzido pela Comphany Studio e irá marcar a programação de comemorações dos 25 anos do Lar.  

Confira o resultado da Rifa Solidária

1º prêmio: TV 32″ – Henriqueta Contabilidade (lista nº 185)

2º prêmio: Kit Spa – Estrucon Engenharia e Construções (lista nº 169)

3º prêmio: Bicicleta – Eduan Moreton Kohler (lista nº 108)

4º prêmio: Forno elétrico – HJ Malhas (lista nº 240)

5º prêmio: Tablet – Giovana Karsten Tamanini (lista nº 236)

Contribuições

Interessados em contribuir com o Lar Menino Deus podem entrar em contato com a instituição pelo: (47) 3355-0727 ou pelo Whats App: (47) 9 8466-0593. 

Publicidade
WhatsApp chat