26.1 C
Brusque
terça-feira, março 19, 2024
InícioNotíciasSaúdePrefeitura renova contrato com o Hospital Azambuja

Prefeitura renova contrato com o Hospital Azambuja

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Para comprovar a prioridade dada à saúde nas ações da gestão municipal, a Prefeitura de Brusque assinou, na tarde desta sexta-feira (11), com a direção do Hospital Azambuja, a renovação do contrato estabelecido entre o poder público e o prestador de serviço que é referência na área hospitalar. O contrato renovado, com validade de execução de 12 meses e vigência a partir de 02 de julho de 2021, tem atualização de valores e aumento na presença médica, inclusive com a oferta do serviço de pediatria 24 horas, um grande anseio da comunidade brusquense.

A renovação do contrato ocorre pelo fato de o Hospital Azambuja ser a única instituição complexa cidade, com tecnologia, equipe multiprofissional e interdisciplinar com condições e capacidade operacional para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em situações agudas ou crônicas em seu estado de saúde que necessitem de assistência em regime de internação. Ou seja, o hospital é referência em internação clínica em geral.

O Hospital Azambuja é de extrema importância na organização do SUS de Brusque pelos serviços especializados prestados e pelo volume considerável de atendimentos ofertados, além de ser a única referência municipal integrada à rede de urgência e emergência, à maternidade, e ainda, com capacitação para atendimento de porta e pronto-socorro.

No Hospital Azambuja são realizadas pelo Sistema Único de Saúde as internações clínicas, as cirurgias eletivas do município, os atendimentos de urgência e emergência, além de ser o referencial para traumas, covid, e ainda, exclusivamente, a área da maternidade. A unidade hospitalar tem capacidade instalada para oferecer aproximadamente 7.000 atendimentos/procedimentos/exames especializados por mês via SUS.

Representando o Prefeito Ari Vequi no ato de assinatura de renovação do contrato, o Secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, destacou que, face a saúde ser a prioridade da gestão municipal, o governo não mediu esforços para contemplar as demandas da Secretaria de Saúde e da administração do Hospital Azambuja. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas esperamos que este novo contrato seja significativo para o Hospital”.

Para o Secretário de Saúde de Brusque, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, o contrato renovado, nesta tarde, celebra a vida. Segundo ele, Azambuja não é só um Hospital, mas um complexo de caridade. “É a instituição mais acolhedora e que se confunde com a história da própria cidade”.

O titular da pasta da Saúde fez questão de destacar as conquistas do novo contrato, que além de ajustar defasagens existentes, garante os serviços oferecidos e contempla ainda a inclusão da pediatria 24 horas, demanda há tempos aguardada pela comunidade brusquense. Além disso, também prevê um médico chamado “hospitalista”, que dará suporte dentro do hospital para os pacientes e para os médicos; dois médicos para a emergência e manterá a UTI Covid. “Tudo foi muito analisado, discutido e pensado, com base nos princípios da gestão municipal, que são a transparência e a legalidade”, acrescentou.

Para o diretor Administrativo do Hospital Azambuja, Padre Nélio Roberto Schwanke, a renovação do contrato é um momento importante para o Hospital Azambuja, para a Prefeitura e para toda a sociedade. Além de esperado por toda pessoa que utiliza os serviços da unidade hospitalar, local onde as pessoas vivem seus momentos mais alegres e também os mais difíceis. “Assim, ficam estabelecidos os direitos e obrigações de um e de outro e o cidadão tem a garantia do seu atendimento”.

O ato de assinatura do novo contrato ocorreu nas dependências do Gabinete do Prefeito e contou com as presenças de membros das equipes técnicas do Hospital Azambuja e da Secretaria de Saúde e do governo municipal.

Publicidade
WhatsApp chat