24.9 C
Brusque
terça-feira, março 19, 2024
InícioNotíciasGeralReunião na ACIBr define novo acesso viário entre Brusque e Guabiruba

Reunião na ACIBr define novo acesso viário entre Brusque e Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Reunião na ACIBr define novo acesso viário entre Brusque e Guabiruba
Participaram do encontro empresários e os prefeitos dos dois municípios

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), através do Núcleo de Empresários de Guabiruba, promoveu na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, uma reunião com os prefeitos de Brusque, José Ari Vequi e, de Guabiruba, Valmir Zirke. Também participaram do encontro da presidente da entidade, Rita Cassia Conti, o vice-prefeito de Brusque, pastor Gilmar Doerner, e demais empresários vinculados à Associação.

A principal pauta do encontro era a criação de um novo acesso viário entre Brusque e Guabiruba, tema já discutido em 2019, mas que acabou sendo adiado por conta da pandemia da Covid-19. Na oportunidade se chegou ao consenso da viabilidade desta obra através da localidade de Varginha, no bairro Rio Branco, com ligação na rua Evaldo Fischer, no bairro Imigrantes, em Guabiruba. A expectativa é que os trabalhos iniciem ainda neste ano, a partir da licitação de uma ponte, que dará continuidade à extensão da Beira-Rio, sentido Dom Joaquim.

“Foi uma reunião bastante produtiva com o poder público e os empreendedores, que vivem um crescimento expoente e se preocupam com questões relacionadas ao trânsito e logística. Discutimos alternativas viáveis e práticas, e os prefeitos se comprometeram em, ainda nesta gestão, promover a obra para melhorar a mobilidade entre as duas cidades”, explica a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

O coordenador do Núcleo de Empresários de Guabiruba, Maico Tomasi, destaca que em determinados momentos o trânsito já está complicado entre os dois municípios. Por isso, a intenção é se antecipar, investindo em alguma alternativa e prevenindo o colapso desses trechos. “Não vamos travar o trânsito para depois pensar em alguma solução. Por isso envolvemos os dois municípios. Guabiruba precisa escoar sua produção e muitas empresas de Brusque mantêm parte de sua cadeia produtiva em Guabiruba. São municípios interligados, que precisam se enxergar como uma microrregião. E o nosso papel é de abrir este diálogo e resolver o problema antes que ele exista”, pontua Maico.

Compromisso


O prefeito de Brusque, José Ari Vequi, reconheceu a importância do pedido e se comprometeu em analisar os dados topográficos para viabilizar o novo acesso, tão logo seja licitada a ponte que dá continuidade a extensão da Beira Rio, sentido Dom Joaquim. “Brusque e Guabiruba são cidades irmãs e há o interesse deste novo acesso através da Varginha. Parece um trecho pequeno para a abertura desta nova via pública em ambos os municípios. Combinamos de lançar edital da ponte, que é a obra mais cara deste novo complexo (extensão da Beira Rio), e teremos a oportunidade de fazer esta ligação”, destaca Ari.

Já o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, conta que o município já iniciou o mapeamento daquela região. “Vamos fazer o levantamento topográfico nos próximos dias, incluindo o trecho da Varginha. Nossa vontade é de começar o quando antes, mas a obra vai acontecer neste mandato”, garante.

Publicidade
WhatsApp chat