24.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasCulturaPintura artística na ponte do Morro São José é finalizada

Pintura artística na ponte do Morro São José é finalizada

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Agora quem busca subir o Morro São José pelo bairro Planície Alta pode avistar uma arte secular em meio a paisagem exuberante. Imagine uma estrada de chão rodeada pelas mais variadas plantas verdejantes. Mais à frente você encontra um riacho de águas límpidas com um barulho que traz calma ao coração.

(Foto: Gabrieli Kohler/Prefeitura Municipal de Guabiruba)

Para chegar ao outro lado você pode passar pelo riacho ou cruzar a ponte pergolada que se encontra ao lado esquerdo. Esta ponte contempla as mais belas flores estampadas em suas estruturas. Rosa, verde, vermelha, azul… O que não falta são cores que encantam e trazem alegria. Permita-se admirar a beleza que a natureza possui e a paz que ela te entrega. Fotografe! E siga seu caminho em busca do tesouro que é a vista do Morro São José.

A pintura

Há pouco mais de um mês, a professora de pintura Marilise Teixeira e as ex-alunas Juliana Bohn e Gisele Milmersted iniciaram o que seria uma grande realização para as três. A pintura artística em Bauernmalerei na ponte era um desejo de Juliana, que se tornou realidade. “Desde o início das aulas eu e a Gisele tivemos vontade de realizar essa pintura na nossa cidade.”

O projeto seria de curta duração, porém, as três tiveram de se adaptar às condições climáticas do local. “Como estamos no inverno, de manhã havia cerração e muita umidade, então tínhamos que pintar somente à tarde até certo horário, porque começava a ficar frio e úmido de novo”, conta a professora Mari.

Para Gisele, pintar essa ponte foi um dos maiores desafios. “Na pintura que a gente faz, normalmente viramos a base onde estamos pintando para facilitar o processo, já a ponte não tínhamos como virar.”

(Foto: Gabrieli Kohler/Prefeitura Municipal de Guabiruba)

A técnica

A professora explica que a técnica Bauernmalerei surgiu na Alemanha no século 17 (meados dos anos 1600). “Naquela época, os camponeses da região não tinham como pagar um pintor, então eles acabavam pintando suas próprias casas e desenvolvendo este tipo de pintura artística.” Bauernmalerei, traduzindo do alemão, significa pintura camponesa. Essa pintura é caracterizada especialmente pelas pinceladas livres e espessas em temas florais e animais destaque em traços de branco.

A realização desta obra foi viabilizada pela Secretaria de Turismo e Fundação Cultural. 

Publicidade
WhatsApp chat