15.3 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralFiscalização sanitária vai vistoriar carros de lanche e drives

Fiscalização sanitária vai vistoriar carros de lanche e drives

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na próxima semana, a equipe de fiscalização sanitária da Secretaria de Saúde de Brusque começa a vistoriar os drives e carrinhos de lanches que atuam no município. A ação vai ser desenvolvida nos períodos diurno e noturno.

O objetivo é verificar as condições de produção e comercialização dos itens e também orientar os profissionais que atuam neste ramo sobre as regularizações sanitárias que devem ser respeitadas pelos estabelecimentos.

A vistoria nos comércios alimentícios já ocorreu em anos anteriores. “Mas, com a pandemia, aumentou bastante esse tipo de atividade. Tanto que serão mais de 100 estabelecimentos visitados em duas semanas”, estima a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer.

Segundo ela, as pessoas que atuam nos drives e carros de lanches serão cadastradas e receberão todas as orientações para que se regularizem e atuem em adequação às normas sanitárias vigentes, que são a RDC Estadual 216, de 2004 e a Lei Complementar Municipal 271, de 2017.

Ao todo, 11 fiscais da Vigilância Sanitária vão estar envolvidos no trabalho, que deve passar a ser realizado de forma contínua.

O que é

A Vigilância Sanitária, em âmbito alimentar, tem como principal função fiscalizar os estabelecimentos que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos. A finalidade é a promoção das boas práticas na produção e manipulação, para que, desta forma, sejam minimizados ou eliminados os potenciais riscos à saúde da população.

A equipe de fiscalização sanitária atua em conjunto com todos os outros setores da Vigilância em Saúde, como um centro de referência, orientando e direcionando os envolvidos no setor para o que executem suas funções com o máximo de cuidado e segurança, com vista à proteção da saúde dos indivíduos.

Ação objetiva orientar estabelecimentos e profissionais do ramo alimentício às normativas sanitárias vigentes. (Foto: Divulgação/SECOM)
Publicidade
WhatsApp chat