23.3 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeralCovid-19: Aplicativo do SUS disponibiliza Certificado de Vacina

Covid-19: Aplicativo do SUS disponibiliza Certificado de Vacina

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Software Conecte SUS está disponível para smartphones e permite baixar documento

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, esclarece aos moradores que a pessoa que já completou o esquema vacinal contra a Covid-19, com as duas doses ou dose única, no caso da Janssen, caso necessite, pode emitir o Certificado de Vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde.

Além do certificado, o Conecte SUS permite a todo cidadão conferir os detalhes sobre os dados da sua vacinação contra a doença. Isso inclui as informações do lote do imunizante. O aplicativo, orienta, também, acerca dos serviços do Sistema Único de Saúde. Além de disponibilizar a versão digital do Cartão Nacional de Saúde (CNS), o documento de identificação do usuário do SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, as informações do aplicativo são enviadas pelos estados e municípios, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). E são disponibilizadas no software em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional. Isso vale também para os dados sobre as doses da vacina contra a Covid-19.

O que é

O Conecte SUS é um aplicativo gratuito do Ministério da Saúde. Ele mostra as informações gerais de cada cidadão, como a Carteira de Vacinação digital e o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Conforme o histórico pessoal, pode ainda reunir os resultados de exames laboratoriais de Covid-19, os medicamentos da “Farmácia Popular”, além de registros de doações de sangue e o acompanhamento da posição na fila de transplantes.

Atualmente, o Conecte SUS apresenta os dados da vacinação apenas contra a Covid-19. Porém, segundo o Ministério da Saúde, dados de outras vacinas aplicadas pelo SUS serão adicionados gradualmente à plataforma.

Certificado de Vacina e Carteira de Vacina Digital

O Conecte SUS permite a emissão de dois tipos diferentes de documentos. O “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do coronavírus.

O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código. Ele consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. O Certificado pode ser emitido em português, inglês ou espanhol. E também pode ser emitido em uma versão PDF em formato que possibilita a impressão, por exemplo, em uma folha no tamanho A4.

O documento, que também pode ser baixado pelo site do Conecte SUS, é uma opção para comprovar a conclusão do esquema vacinal em viagens internacionais e, em breve, terá uso em território nacional.

Já a Carteira de Vacinação Digital permite a visualização de todos os imunizantes aplicados no cidadão registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). No momento, apenas os dados referentes à vacinação contra a Covid-19 estão liberados. Mas, o preenchimento ocorre de forma gradativa, o que significa dizer que, no futuro, todas as vacinas aplicadas para as demais doenças vão estar registradas na carteirinha virtual.

Os dois documentos podem ser acessados tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Também é possível baixá-los no formato PDF. Ambos têm validade de 12 meses.

Como usar

Para utilizar o aplicativo, a pessoa pode baixar o aplicativo gratuitamente em seu smartphone ou acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android.

Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

Publicidade
WhatsApp chat