Guabiruba realiza fórum e novo Conselho Municipal de Cultura é eleito

Publicidade
Utilidade pública

Na tarde do último sábado, 4, o Salão Cristo Rei foi sede para o V Fórum Municipal de Cultura. O evento iniciou às 13h30 com credenciamento de participantes e encerrou às 17h com a eleição dos novos membros para o Conselho Municipal de Cultura.

Estiveram presentes o vice-prefeito Cledson Kormann, os vereadores Ricardo Schlindwein e Wagner Westarb, membros da Fundação Cultural, artistas, oficineiros, alunos, palestrantes e sociedade civil. Com quarenta pessoas cadastradas, o fórum superou as expectativas da organização. “Ficamos muito felizes com o resultado deste trabalho voltado para o setor cultural. O fórum era um momento aguardado por muitos, para então efetivar a importância e responsabilidade delegada ao C.M.C. Agradecemos enormemente aos envolvidos e participantes que cumpriram com o dever cidadão em relação às políticas públicas culturais. O Fórum é a representatividade de maior oportunidade para a comunidade artística expressar seus anseios, críticas, trocas de informações e com isso estamos elaborando gráficos demonstrativos com os resultados obtidos neste evento”, ressalta a superintendente Jenifer Schlindwein.

O fórum teve início com a fala das autoridades. Na ocasião, o vice-prefeito destacou a importância do fomento à cultura local bem como o acolhimento e apoio às culturas advindas de outras regiões. “Sabemos que Guabiruba, no início, era um pouco resistente à miscigenação cultural, mas hoje vemos que cada vez mais abrimos espaço para a cultura de todas essas pessoas. E isso torna o nosso município muito mais bonito com a vinda de culturas diferentes.” Ao final da fala, Cledson Kormann ressalta que Guabiruba está aberta para o acolhimento e apoio às diversas culturas que chegam à cidade.

As atividades envolveram uma palestra sobre “O senso de pertencimento cidadão” pelo Observatório Social de Brusque com o palestrante Felipe Nascimento, uma palestra sobre “A arte de criar a si mesmo” pela Fundação Logosófica de Brusque com os palestrantes Andréa Moresco, Otaviano de Almeida, Daura Lopes. Também foram apresentadas duas coreografias de ballet e a eleição do Conselho Municipal de Cultura.

O conselho

Com reuniões mensais, o órgão tem como principal objetivo discutir com os cidadãos e formular políticas e diretrizes para as diversas áreas que fomentam a cultura em Guabiruba, estando sempre próximo da comunidade e promovendo a articulação entre poder público e privado na promoção e divulgação de ações culturais no município.

O conselho é obrigatoriamente composto por representantes de diferentes segmentos culturais da população guabirubense em geral e do poder público. Tem mandato de três anos com possibilidade de uma reeleição. A superintendente da Fundação Cultural demonstra satisfação com a adesão deste novo conselho. “Parabéns aos novos conselheiros que se prontificaram em estar à frente deste braço importante do setor cultural que é o conselho. Atesto em nome da fundação que estaremos trabalhando em conjunto, colaborando com as demandas e no fomento da arte de nossa cidade”, afirma Jenifer.

Tatiane Mendes da Rocha, 21, é natural do bairro São Pedro, acadêmica de Ciências Sociais da FURB e estagiária na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau. Ela foi eleita para a cadeira de História e Preservação (patrimônio material, imaterial, histórico, arquivo histórico, foclore étnico e regional, línguas-mães e acervo). “É a primeira vez que participo do Conselho Municipal de Cultura e estou ansiosa. Espero contribuir com ideias para estimular a atividade de culturas realmente diversas para o município, buscando ampliar uma certa visão homogênea que é tão presente na região em alguns aspectos.”

O triênio 2021/2024 ficou constituído pelos seguintes representantes:

Fundação Cultural de Guabiruba
Titular: Jenifer Schlindwein
Suplente: Elivelton Reichert

Representante das Artes Cênicas
Titular: Daivid Matias Krause
Suplente: Sandy Michelli Menegazzo

Representante de História e Preservação
Titular: Tatiane Mendes da Rocha
Suplente: Edimilson Nicolau Huber

Representante de Literatura
A decidir

Representante de Música
Titular: Vadislau Schmitt Júnior

Representante de Linguagens Visuais
Titular: Gilberto Debatin Jr.

Representante de Associações Artísticas e Culturais
Titular: Ivan Elias Fischer
Suplente: Fabiano Siegel

Representante de Mídia
Titular: Gabrieli Giani Kohler
Suplente: Adriana Z. Kohler

Além destes, também farão parte do conselho oito representantes das secretarias de Administração e Finanças, Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

(Foto: Lia Sabino)
Publicidade
Últimas notícias

Boletim apresenta 21 novos casos de Covid-19 em Brusque nas últimas 24h

O boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde na tarde desta terça-feira (21), informa que são 29.093...
Publicidade
WhatsApp chat